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Como se sair bem em entrevistas
Fernando Mantovani*
Se você está procurando um novo emprego é fundamental que se prepare para uma das etapas mais importantes do processo seletivo: a entrevista. Aqui reuni as principais dicas para você se sair bem nesse momento.
Detalhes são importantes.
Fique atento, pois há detalhes que podem deixar uma impressão boa ou ruim sobre você:
– Planeje-se para chegar no horário marcado.
– Cumprimente o entrevistador com um aperto de mão firme.
– Mantenha contato visual com o entrevistador.
– Não exagere no perfume.
– Informe-se sobre o traje usual da empresa.
– Não fale mal de seu atual ou antigo empregador.
– Não revele informações confidenciais sobre a empresa na qual você trabalha ou trabalhou.
– Seja sincero quanto ao motivo da sua saída do antigo emprego.
– Se você tiver um real interesse em ocupar a vaga, mostre entusiasmo.
A entrevista é uma via de mão dupla.
Aproveite o momento da entrevista para fazer perguntas e tirar dúvidas sobre o cargo para o qual você está concorrendo. Fazendo isso, além de demonstrar interesse pela vaga, você entende melhor quais serão suas atribuições e responsabilidades no novo cargo e consegue ter mais certeza sobre a decisão de continuar no processo seletivo ou não.
Você está participando de mais de um processo seletivo ao mesmo tempo?
Seja sincero com o entrevistador, isso será valorizado. Analise os prós e os contras de cada cargo para o qual está concorrendo e reúna o máximo de informações sobre cada um deles. Esse exercício o ajudará a decidir o quanto antes sobre qual das oportunidades melhor atende às suas expectativas.
Atenção ao mencionar informações sobre seu salário.
Certifique-se de que você está passando as informações corretas sobre sua remuneração, deixando claro se o valor informado refere-se ao salário ou à remuneração total, incluindo benefícios e bônus. Lembre-se de que a empresa pode solicitar algum documento a fim de comprovar as informações. Tenha o mesmo cuidado ao falar sobre a sua pretensão salarial.
Leve referências.
É comum que os entrevistadores peçam referências de pessoas com quem você já tenha trabalhado para saber mais sobre o seu perfil profissional. Por isso, é importante que você esteja sempre preparado para passar três ou mais contatos de pessoas com quem você já tenha se relacionado no âmbito profissional.
*Fernando Mantovani é Diretor Gerente responsável pela operação da Robert Half no Brasil. Escreve para o Blog Sua Carreira, Sua Gestão da Exame.Abril onde este artigo foi publicado originalmente.