Newsletter subscribe



Artigos

Para ser um profissional de destaque

Posted: 17 de agosto de 2015 às 8:00 am   /   by   /   comments (0)

Alessandro Natal*

Hoje, para ser um profissional de destaque no mundo corporativo é preciso ter muitas habilidades e qualidades. São habilidades que podem ser desenvolvidas sem grandes dificuldades desde que este profissional esteja disposto e seja dedicado.

Os mesmos comportamentos que ajudam um profissional a ser destaque quando não aplicados ao dia a dia também podem comprometer seu desempenho e crescimento de carreira.

Para ser um profissional de destaque consideramos essencial que:

– Domine os processos que você está envolvido: dentro do seu campo de atuação você obrigatoriamente deverá dominar os processos, porque o primeiro requisito para ser referência na área ou setor é o domínio do meio onde está envolvido.

– Conheça os processos da empresa e suas interações: ampliar a visão sistêmica conhecendo os processos, suas interações, certamente conseguirá contribuir de forma assertiva na resolução de problemas.

– Tenha clareza na conduta e cobre isso de seus pares e superiores: um dos pontos mais valorizados em um profissional é a forma clara com sua conduta, e isso também deve ser cobrado de seus pares e superiores, assim forma-se uma sinergia na equipe e tanto o profissional quanto o negócio só tem a prosperar.

– Desenvolva habilidade de comunicação: por se tratar de uma habilidade a comunicação deve ser trabalhada e aperfeiçoada continuamente. A clareza na conduta é um ótimo exercício para o desenvolvimento dessa habilidade.

– Esteja aberto ao aprendizado e troca de experiências: a abertura ao aprendizado e troca de experiências é o caminho para os resultados. Esses dois fatores – aprendizado e troca de experiências – trabalham diretamente em nosso processo de conscientização, que nos faz pensar, mudar nossos comportamentos e chegar aos resultados esperados.

– Tenha o hábito de fazer mais do que é pago para fazer: o profissional que não da mais do que recebe fica sem um terreno válido para buscar uma promoção ou um aumento. Se produz estritamente o que corresponde a seu salário, o trabalho está bem pago.

Você foi orientado sobre comportamentos de um profissional de sucesso, o que não se restringem apenas a estes, mas siga, e certamente alcançará seus objetivos.

*Alessandro Natal é Diretor da UNIC – Gestão e Negócios Empresariais. Este artigo foi publicado no portal Carreira&Sucesso da Catho Online do que ele é Colunista e fala sobe a importância da Gestão Empresarial e Desenvolvimento dos Profissionais e Lideranças.