Newsletter subscribe



Artigos

Como vai o seu CHA?

Posted: 10 de fevereiro de 2017 às 6:00 am   /   by   /   comments (0)

Juliana Barsotti*

Para você que está disponível no mercado de trabalho, em busca da sua primeira oportunidade ou está pensando em mudar de área ou até mesmo pleiteando um cargo de gestão, a pergunta acima é fundamental.

Para quem ainda não conhece, o CHA é um dos métodos mensuráveis para avaliação profissional e de possível desenvolvimento das competências necessárias para atuação profissional.

CHA é a sigla para conhecimento, habilidade e atitude:

C – Conhecimento é o saber teórico e envolve toda a sabedoria advinda dos cursos, leituras, enfim, todo o conhecimento teórico.

H – Habilidade é o saber fazer, o conhecimento teórico aplicado na prática.

A – Atitude, como o próprio nome diz, é o querer fazer, gerar a ação.

Hoje o grande desafio das organizações é formar profissionais completos. Porém, algumas características são próprias da nossa personalidade, favorecendo, ou não, o desenvolvimento de algumas competências.

Não adianta a organização ter um profissional sem inteligência emocional. Ele pode ter o conhecimento e habilidade, porém se não consegue se expressar em uma reunião ou ter um bom relacionamento interpessoal, isso implicará em resultados desfavoráveis para a empresa. Da mesma forma que o profissional pode ter muita atitude, porém, não ter o conhecimento técnico e nem a habilidade necessária para desempenhar determinada atividade.

Vale destacar que os estágios têm papel fundamental para o desenvolvimento da carreira profissional, pois ouvimos muitos estudantes dizerem que a teoria é bem diferente da prática. Isso ajuda melhorar a dimensão da prática.

Atualmente o mercado de trabalho está em busca de profissionais inovadores, que pensam “fora da caixa” e que conseguem harmonizar os conhecimentos adquiridos com a prática profissional e com a vontade de fazer dar certo.

O grande desafio das organizações é alinhar o CHA dos seus talentos, pois existe a possibilidade de desenvolvimento por meio da mudança de estratégias e de técnicas de ensino e aprendizagem.

Apesar de ser um conceito já bastante difundido, o CHA está cada vez mais atual e reúne a tríade que sustenta a competência.

*Juliana Barsotti é tecnóloga em Gestão de RH e graduada em Psicologia. É coordenadora de RH da TOP PEOPLE, empresa especializada em trade marketing e recrutamento e seleção.