Newsletter subscribe



Artigos

Concursos Públicos

Posted: 13 de maio de 2008 às 6:07 pm   /   by   /   comments (0)

Uma boa alternativa para fugir dos altos índices de desemprego pode estar no poder público. Em janeiro deste ano cerca de 5 mil vagas para concurso público já haviam sido autorizadas pelo governo federal. “Está cada vez mais difícil encontrar um emprego, especialmente para os estudantes recém-graduados. Muitos vêem neste processo uma oportunidade a mais para a conquista da vaga tão almejada”, diz a Dra. Silvia Brunni Quirós, Chefe do Departamento de Medidas da Fundação Vunesp, que é responsável pela organização e realização de concursos públicos em diversas áreas e em diversos estados do país.

Para o Dr. William Douglas, autor do livro Como Passar em Provas e Concursos, os concursos públicos representam mais do que alternativas de carreira, “Não só é uma alternativa, como é uma carreira bonita e atraente na qual a pessoa pode se realizar profissionalmente e ser bem remunerada”. O especialista ainda afirma que além da qualidade de vida, a pessoa pode obter respeito social e, de uma forma muito especial, servir ao próximo e ao país, sendo remunerada pelo governo.

A estabilidade, o bom salário inicial e os benefícios são os principais motivos que levam tanta gente a disputar as vagas. O cargo público é um emprego fixo com todas as garantias exigidas pelas leis trabalhistas, além de oferecer possibilidades de crescimento profissional e inúmeras vantagens, como: cursos, viagens, plano de saúde, previdência privada e até o financiamento da casa própria.

Segundo a pesquisa de Nelson Marconi, da FGV, com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios de 2006, os funcionários públicos ganham mais do que os empregados em empresas privadas nas três esferas de governo e nos três níveis de escolaridade, com exceção dos funcionários municipais com curso superior.

Só para ter a idéia da grande demanda de candidatos aos cargos públicos, podemos citar o concurso feito pela Prefeitura de Paulínia (interior de São Paulo), realizado em agosto de 2005. Em dois dias foram inscritos mais de 39 mil candidatos, para concorrer as 893 vagas oferecidas, entre os 59 cargos. Esse fato teve grande repercussão em todos os veículos de comunicação devido ao número de pessoas que se aglomeravam em filas de até dez horas para realizar sua inscrição.

Os concursos mais procurados, segundo Silvia Brunni, são os destinados ao poder judiciário, como Oficial de Promotoria e Oficial de Justiça, que, além da melhor remuneração, oferecem benefícios atraentes. Mas há oportunidades também na Receita Federal, Secretaria da Fazenda, Ministérios, Prefeituras e órgãos públicos em geral ou empresas públicas como a Petrobrás e o Banco do Brasil.

Então, se você planeja tornar-se um funcionário público, acompanhe os editais de abertura para saber mais informações sobre as inscrições, quantidade de vagas, cargo, exigências, remuneração, conteúdo das provas, critérios de classificação e forma de avaliação.

William Douglas aponta que para alcançar um bom resultado e conseguir a aprovação a pessoa deve organizar sua vida e priorizar o tempo para estudar e treinar, sabendo que o prêmio por esse esforço será a estabilidade financeira e profissional, status e uma série de vantagens.

Os concursos são bem elaborados e têm provas de alto nível. Obter um bom resultado independe de idade ou grau de instrução, mas sim de muita dedicação aos estudos.