Newsletter subscribe



Artigos

Continue carregando sacos

Posted: 11 de setembro de 2014 às 8:54 am   /   by   /   comments (0)

 

Professor Paulo Sérgio Buhrer*

Lembro-me sempre de quando trabalhei por uma semana numa fábrica de ensacamento de cereais.

Tinha apenas 9 anos, e o dono da empresa me disse algo que era totalmente mentira: “Menino, pra subir na vida vai ter que parar de carregar esses sacos”.

É mentira. Hoje você tem que se desdobrar e fazer de tudo um pouco o tempo todo se quiser realmente subir níveis na sua carreira.

Se você trabalha atrás de uma mesa, como diretor, presidente da empresa, seja lá o que for, mas se tiver que carregar alguns sacos, caixas para ajudar seu cliente, carregue. Se você ainda não é gerente, diretor ou presidente da empresa, se apresse, antes que seus superiores carreguem. Se tiver que limpar o chão porque a zeladora não veio, limpe. Se precisar fazer o cafezinho porque a copeira não apareceu, faça. Se tiver que limpar o vaso sanitário, limpe.

Quem cresce na vida é quem não está nem aí para o cargo que ocupa. O que a pessoa quer mesmo é ajudar, fazendo o que for necessário, e não o que é da sua função.

Vendedores vendem, e isso é normal. Mas vendedores geralmente não carregam o microondas que o cliente comprou até a porta do carro. Isso é ser diferente. Vendedores não ajudam a descarregar o caminhão normalmente. Porém, se seu gerente vir você fazendo isso num momento em que não estiver atendendo você se torna especial para ele e para a empresa.

Recepcionistas sempre estão maquiadas e com as unhas benfeitas. No entanto, se você suar e quebrar a unha porque foi ajudar a limpar as prateleiras da loja seu patrão vai se impressionar com você, e aí você cresce.

A maioria das pessoas vive o tempo todo cheia de tarefas, e é exatamente na hora em que estamos mais apurados e ainda encontramos tempo mesmo assim para fazer outras coisas é que damos passos largos na direção do sucesso.

Gosto muito de gente, mas principalmente daquelas com atitudes, que pelo menos aprendem com o exemplo dos outros. Oferecer ajuda, estar disponível, fazer mais que o combinado, carregar sacos, caixas, limpar o chão, o vaso, fazer o café, ajudar os colegas, entrar com força num projeto social sem ganhar um centavo, tudo isso é o que torna você diferente, e tenha certeza que alguém sempre está vendo sua atitude, ou a falta dela.

Não se esconda de nenhum tipo de trabalho, por mais que não pareça importante, ou que não seja sua função. Faça de tudo o tempo todo.

Se disponha a fazer mais, pequenas ou grandes coisas, tarefas fáceis ou complexas. Entre nelas, aceite o desafio de se dar bem na vida. Afinal, ele é muito mais fácil do que o desafio de se dar mal.

Grande abraço, sucesso, fique com Deus, e felicidades sempre.

*Paulo Sérgio Buhrer www.professorpaulosergio.com.br é Colunista do portal Atitude Empreendedora onde este artigo foi publicado originalmente.