Newsletter subscribe



Artigos

Corretor de imóveis, uma profissão que tem ganhado destaque

Posted: 3 de junho de 2017 às 3:00 pm   /   by   /   comments (0)

Betânia Garcia e Pedro Pote*

Os últimos anos não tem sido os melhores para quem atua no mercado de trabalho brasileiro. O país atingiu a maior taxa de desemprego desde 2012, somando mais de 13 milhões de desempregados, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). Entretanto, mesmo em época de crise econômica, uma profissão tem ganhado destaque e crescido em todo o Brasil: a de corretores de imóveis.

O índice registra uma média anual de 7% no setor, só em Minas Gerais, mais de 30 mil profissionais estão inscritos no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI). Esse crescente o número de pessoas que se interessam pela carreira se deve aos atrativos do ramo, que hoje é considerado um dos mais consolidados, maduros e cheios de oportunidades de crescimento para os profissionais.

Apesar das incertezas sobre o momento econômico que vive o Brasil, ser corretor de imóveis continua valendo muito a pena para profissionais que querem formar uma carreira sólida. Para ser um bom corretor, entretanto, é preciso seguir algumas exigências e ficar sempre atento à qualidade no trabalho, buscando atualização constante.

Os interessados precisam ter cursado pelo menos o ensino médio completo, para assim se especializarem na área. Para se tornar um corretor de imóveis profissional e ter capacidade legal para exercer a profissão, é necessário passar pelo curso Técnico em Transações Imobiliárias (TTI), que dura de 06 meses a 1 ano. A lei ainda não exige o diploma superior, porém, já existem várias instituições de ensino superior no Brasil que oferecem o curso de Gestão em Negócios Imobiliários, com duração de até dois anos e meio.

Apesar de fundamental a formação, é preciso ir além para se tornar um bom corretor. O caminho é estar sempre antenado a profissão, às mudanças do mercado, da economia, e principalmente atento aos seus próprios conhecimentos, que devem ser atualizados e aperfeiçoados diariamente junto a essas mudanças. O principal erro do profissional iniciante é achar que lhe basta o diploma e a inscrição no CRECI, quando isso é apenas o começo.

*Betânia Garcia, corretora de imóveis e Pedro Pote, diretor regional da franquia intencional, RE/MAX Minas Gerais.