Receba a Newsletter

Artigos

Criatividade nos Novos Tempos

Publicado em: 10 de abril de 2018 às 6:00 am   /   by   /   comments (0)

Paulo Araújo*

Imagine-se tomando decisões que afetem toda uma vida corporativa, sendo consultado por colegas para ajudar nos mais variados assuntos. Elogiado e admirado por seus superiores, cotado a assumir novos cargos, estratégicos e de grande importância para sua empresa. Recebendo investimentos em forma de participação em cursos e congressos do mais alto nível, sondado por headhunters, reconhecido e admirado pelo mercado… Esse alguém é você?

Talvez não! Mas, acredite, pode vir a ser. E fique certo de que isso não é um sonho.

Você realmente já pensou em ser um talento? Pensar, eu sei que já pensou. Afinal, quem não quer ver seu trabalho e nome reconhecidos. Para tanto, o que você precisa é pensar não apenas em ser um talento reconhecido, seja pela sua empresa ou mercado, mas também nas implicações e no trabalho compreendido neste árduo e gratificante processo de se tornar um talento. Posto isso, acompanhe atento às dicas abaixo, e avance mais um passo nesta trajetória.

– Faça mais do que os outros
Para se tornar um talento não basta fazer algo a mais ou trabalhar mais do que os outros: é preciso trabalhar de forma inteligente. Uma maneira interessante de expressar esta virtude, diferenciando-se dos seus colegas, é administrar com eficiência o seu horário livre. Troque a novela das sete e das oito por um curso de pós-graduação, por exemplo, ou outras atividades que podem fazer a diferença, entre elas aulas de inglês, espanhol ou alemão, cursos de retórica e redação, boas maneiras, ou até mesmo teatro, filosofia e história, para compreender melhor as transformações destes tempos.

– Aplique o seu conhecimento
Fazer cursos, treinamentos todo mundo faz. A diferença está em aplicar isso no seu dia-a-dia. Cientistas estimam que usamos somente 5% do que aprendemos. É muito pouco. Tenha mais coragem para dar idéias, mudar sistemas ou procedimentos. Procure quantificar, mostrar índices de qualidade e produtividade, redução de custos… Enfim avalie o impacto das sugestões que deseja que sejam implementadas.

– Persista
Ninguém se torna um talento da noite para o dia. É preciso planejamento, investimentos e muita, mas muita persistência. Não desista facilmente, o caminho é longo, árduo, mas compensador. Nem todas suas idéias serão aceitas, você não ganhará todas as promoções, nem todo trabalho bem-feito receberá um elogio ao seu final. Portanto lembre-se: mais importante do que a motivação é a automotivação, tenha sempre em mente seus objetivos, foque o resultado e esteja apto a tomar ações corretivas quando necessário.

– Não tema riscos
Em qualquer época da história mundial pessoas que fizeram a diferença correram algum tipo de risco. É claro que não estou sugerindo que você corra riscos desnecessários, mas o problema é quando evitamos todo e qualquer tipo de risco. “Quem tem medo, vive pela metade”, já diz o ditado. Procure avaliar o risco, calcule se seu desempenho pode ser superior ao desafio e vá em frente.

– Aceite responsabilidades
A grande maioria das pessoas perdem inúmeras oportunidades simplesmente por temer o novo. Surgiu um novo projeto e você se sente apto a participar? Então espere o momento certo e ofereça a sua contribuição. Procure aprender algo além de suas atividades rotineiras. Dificilmente o seu chefe lhe dirá “você será promovido daqui a seis meses, prepare-se.” As oportunidades surgem de repente, quando menos se espera. Aceite o desafio, procure novos caminhos, faça acontecer.

– Acredite na sua intuição
Nem sempre teremos todos os dados e informações para a tomada de uma decisão. Sabe aquela voz bem baixinha que fica dentro da sua cabeça insistentemente? Então, ouça-a!! Podemos alcançar grandes resultados acreditando e aprendendo a ouvir nossa intuição. Talvez você esteja percebendo algo que ninguém se deu conta. Hoje a intuição é uma grande aliada para grandes saltos na carreira.

Reflita sobre estas questões e as coloque em prática em seu dia-a-dia profissional. Cultive seu talento e vibre com os resultados..

*Paulo Araújo é escritor e conferencista. Administrador de Empresas, com pós-graduação em Marketing e em Gestão pela Qualidade e Produtividade.

Autor dos livros:

– Qualidade ao Alcance de Todos – 3ª. Edição – Editora Gente.
– Motivando o Talento Humano – 12ª Edição – Editora Eko.
– Motivação – Faça a Diferença – Lançamento – Editora Eko.

Cadastre-se no site www.pauloaraujo.com.br