Newsletter subscribe



Artigos

Crie alternativas que ajudem a tratar de assuntos profissionais

Posted: 15 de setembro de 2010 às 12:01 pm   /   by   /   comments (0)

Nelson Fukuyama*

Sempre é dia e hora para tratar de assuntos profissionais seja para uma entrevista de emprego, seja para tratar de algum negócio e para falar de carreira. Às vezes, eu leio algumas matérias preparadas sobre esse assunto e vejo que a grande preocupação dos autores é falar de cuidados como escolha de um local ideal para conversar, sobre etiqueta pessoal e profissional durante um encontro. Claro que eu também concordo que isso é importante, mas eu queria expor uma idéia diferente de falar de assuntos profissionais pensando sempre que o principal objetivo é justamente o engrandecimento da vida profissional, e por outro lado fazer de tudo para evitar que um encontro seja mais uma perda de tempo em sua vida profissional.

Pensando assim, você já imaginou se pudesse passar grande parte de um dia falando sobre negócios com algum potencial parceiro ou empregador em um ambiente que não seja o de um escritório, de um restaurante ou de um café? Se pensou, deve imaginar que além de uma grande oportunidade isso também é um grande desafio que pode valer a pena, se você tiver a oportunidade. Vou falar de uma experiência que passei recentemente para exemplificar.

Na última semana eu fui convidado por um amigo e parceiro para viajar com ele de carro até uma cidade distante 300 km. onde ele iria participar de uma reunião com um cliente. Como eu já havia feito isso outras vezes com ele, aceitei porque sabia que seria uma ótima oportunidade de falar com ele sobre nossos negócios durante a viagem. Como de fato falamos.

São momentos de descontração, afinal você não precisa falar o tempo todo de negócios e idéias. Entre uma conversa e outra pudemos falar de contatos com outros profissionais, fazer piadas, ouvir músicas, observar um ipê amarelo florido nas matas de beira de estrada, conversar com outras pessoas, enfim, falar de tudo incluindo futebol, religião e política. Além de poder almoçar num restaurante com bons pratos de peixe ensopado e frito. Ao final daquele dia eu estava com a sensação de que tinha aproveitado um ótimo momento de minha vida.

“Mas, deixar as atividades diárias para sair em viagem com alguém é complicado”, você pode dizer. Eu sei que sim, experiências assim não são comuns. Mas, vale o conceito, ou seja, a gente deve aproveitar as oportunidades para tratar de assuntos profissionais e ao mesmo tempo desfrutar de outras satisfações da vida. Você pode sair de um restaurante, de um bar, de um café, com aquela sensação de ter aproveitado um ótimo momento da vida e crescido profissionalmente. Nada de falar só de negócios, portanto.

Se tiver a oportunidade como a que falei acima, aproveite.

 

* Nelson Fukuyama é Editor-Chefe do Dicas Profissionais e Diretor da Yama Educacional. Deus sempre abençoou sua carreira profissional como Consultor, Controller, Superintendente e Diretor de Finanças e Administração de diversas instituições de renome internacional.