Newsletter subscribe



Artigos

Cuide de sua saúde! A sua carreira agradece

Posted: 22 de março de 2012 às 7:47 pm   /   by   /   comments (0)

 

Nelson Fukuyama*

Frequentemente somos pegos de surpresa ao receber uma notícia de que um colega de trabalho ou uma pessoa conhecida está internada em um hospital por causa de uma doença repentina, ou está com uma doença grave, ou pior, morreu de repente. Independentemente da idade, doenças fatais têm acontecido com mais frequência, infelizmente.

O que se pode deduzir é que no dia a dia, com toda a preocupação e correria de trabalho, muita gente acaba se esquecendo de dar o devido cuidado ao corpo, e deixa de procurar um médico ou um profissional da área de saúde para, de maneira preventiva, identificar a causa de seu incômodo e assim evitar um mal maior tanto para si mesmo, e, de modo especial para sua carreira profissional, quanto para outras pessoas mais próximas.

Muitas pessoas costumam se automedicar, simplesmente tomam tal medicamento porque ouviram dizer que ele é muito bom, porque alguém usou e foi eficaz. Assim, acabam comprando e tomando tal medicamento sem uma recomendação médica.

Nem é preciso muito esforço para explicar que o nosso corpo costuma dar sinais de que não está funcionando bem. Esses sinais são os tais “incômodos”, as “meia-dorzinhas” que indicam que nosso corpoprecisa de cuidados preventivos para evitar danos muitas vezes irreversíveis para a nossa saúde.

O fato é que a vida das pessoas, especialmente do profissional, acaba sendo muito afetada por muitos fatores. É o estresse do trânsito. A correria do horário para atender a um compromisso, quer seja uma reunião ou terminar uma determinada tarefa. É a pressão da cobrança de um superior hierárquico ou de si mesmo para executar e bem uma determinada tarefa ou negócio. É a insatisfação geral com condições de trabalho, remuneração, pessoal e familiar ou mesmo com atividades extras.

De um jeito ou de outro esses fatores acabam afetando o corpo. Se você está agitado ou estressado, por exemplo, pode deixar de sentir apetite para almoçar e acaba trocando um almoço por um sanduíche com refrigerante. Se, ao invés disso, decide sair para almoçar em algum restaurante, pode acabar “engolindo a comida” devido á pressa para voltar ao trabalho. Fora a preocupação em atender às ligações no seu aparelho de comunicação que não param. E se almoça bem, nem vai se preocupar com a qualidade do alimento que ingere, especialmente com aquelas “gordurinhas” e bebidas que podem prejudicar a sua saúde.

Também, nem precisa estar estressado. Mesmo os momentos de descontração merecem menos atenção por parte de muitos, especialmente os mais jovens. Nesses, há uma energia que parece inesgotável. Noitadas, bebidas, muitas atividades, sem dar conta de que isso poderá trazer consequência para sua vida pessoal e profissional.

Depois, muitos desses reclamam de dores abdominais e daquela enxaqueca que insistem em atormentar o seu dia a dia. Ou podem reclamar daquela insônia que as fazem perder horas de sono precioso e que, como consequência, as deixam tão irritadiças durante o trabalho. Ou nem entendem porque aquele “resfriadozinho” ou aquela “tossezinha” insistem em incomodar a cada semana.

E quando a gente menos espera pode ser obrigado a ir para uma consulta de urgência em um hospital e vai se dar conta de que eles estão lotados de pessoas que estão sofrendo de pressão alta e diabetes, por exemplo. Casos piores podem ser os AVCs que podem deixar sequelas, profundas, e dependendo da sua extensão levam à morte, ou mais leves, provocam paralisia no corpo e consequentemente forçam a suspensão das atividades profissionais.

Outros problemas sérios com a saúde podem estar relacionados à postura corporal durante o expediente de trabalho. As pessoas, por não terem o devido cuidado, usam de forma inadequada as cadeiras e equipamentos de trabalho e isso acaba provocando desvios de coluna, por exemplo, que, em certos casos, exigem cuidados médicos prolongados.

Isso tudo, claro sem querer generalizar. As academias de ginástica continuam lotadas, assim como os parques e áreas verdes. São pessoas que sabem que o corpo e a mente devem merecer o devido cuidado.

Faça como eles, dê atenção ao seu corpo e mente, procure um profissional da saúde para um exame preventivo. Sua vida profissional vai ficar eternamente grata por isso.

* Nelson Fukuyama é Editor Chefe do portal DicasProfissionais e Diretor da Yama Educacional. Todas as suas matérias refletem as suas experiências profissionais presenciadas durante anos como consultor e executivo de empresas nacionais e multinacionais.

A reprodução desta matéria é autorizada desde que citado o autor e o Portal DicasProfissionais www.dicasprofissionais.com.br