Newsletter subscribe



Artigos

Currículo: quando mais (+) pode ser menos (-)

Posted: 28 de junho de 2013 às 7:30 am   /   by   /   comments (0)

 

Nelson Fukuyama*

Profissionais menos atentos ou ansiosos acabam enchendo o seu currículo com informações que acham importantes, mas que na verdade, ou podem tirar o interesse na leitura ou levam a uma interpretação errada por parte do recrutador, e com isso correm o risco de serem excluídos de um processo de seleção.

Para que isso não aconteça, e, pelo contrário, atinja o seu real objetivo que é atrair a atenção do recrutador, é preciso tomar alguns cuidados na preparação e no envio de um currículo. As situações abaixo podem ajudar a esclarecer o que pode ser feito.

Currículos com várias páginas e em papel colorido. O mais aceitável é que o currículo tenha no máximo duas páginas e seja preparado em papel sulfite branco, sem qualquer tipo de enfeite.

Incluir o nome de seus pais, da esposa, dos filhos. Esses dados são desnecessários e devem ser fornecidos em momento oportuno quando forem solicitados.

Incluir os números de seus documentos pessoais, da carteira de habilitação, certidão de nascimento e casamento, com cópias. Dados como esses devem ser informados somente quando solicitados, o que em geral acontece na contratação.

Incluir um email como gatinha@com, saradinho@ e outros. É desnecessário dizer que você precisa informar um email que demonstre o seu lado profissional.

Incluir foto ou vídeo. Uma foto deve ser enviada quando solicitada pelo recrutador. Já um vídeo apresentação, ainda mais quando mal produzido, pode revelar um aspecto pessoal menos atraente para o recrutador, e, nesse caso, é melhor evitar.

Incluir cópia de diplomas e certificados de conclusão de cursos realizados. Esses documentos devem ser entregues somente em caso de contratação.

Incluir cartas de recomendação. Não devem ser anexadas. Melhor deixar para apresentar se forem solicitadas.

Incluir um vídeo que postou na internet no qual faz alguma graça ou em uma situação interessante. O recrutador pode não se interessar por um vídeo onde o candidato não esteja adequadamente trajado, por exemplo.

Se indicar a participação em rede social tenha cuidado com o que você posta em seus perfis, são informações reveladoras e muito bem analisadas por recrutadores.

Descrição com muitos detalhes de suas experiências profissionais e pessoais. Evite descrições extensas, seja breve e principalmente, tome o cuidado de inserir somente informações que possam ser confiáveis, pois você poderá ter que demonstrar isso ao recrutador.

Portanto, dessas breves indicações você pode ter uma ideia de como eliminar os seus menos e desperte o interesse do recrutador para os seus mais.

De resto, boa sorte!

*Nelson Fukuyama é Editor-Chefe do portal Dicas Profissionais, Diretor da Yama Educacional e também Colunista do portal Carreira&Sucesso da Catho Online onde esse artigo foi publicado originalmente. Suas experiências incluem passagens consultor e executivo de empresas nacionais e multinacionais. A reprodução total ou parcial é autorizada desde que citada a autoria e a fonte Dicas Profissionais www.dicasprofissionais.com.br.