Newsletter subscribe



Artigos

Curriculum Vitae: sintético e atrativo (parte 1)

Posted: 25 de junho de 2012 às 6:49 pm   /   by   /   comments (0)

Nelson Fukuyama*

Outro dia uma pessoa me procurou desesperada porque uma empresa havia pedido o seu currículo e ela não estava nada segura de que o currículo que ela tinha preparado estava bom. O que fazer? Depois que ela me enviou por email, li, comentei alguns pontos que julgo importantes para preparar um currículo e ela, concordando comigo, refez alguns pontos e incluiu outros que não constavam dele. “Agora sim” disse ela, satisfeita e mais tranquila.

Da mesma forma como essa pessoa, e se acontecer agora, se alguém te pedir um currículo “para já”, você tem um pronto e atualizado? e tem certeza de que aquela versão que você preparou ou alguém preparou para você está bom e atrativo?

Como você sabe um currículo é um documento importante, é um resumo da sua vida e da experiência profissional ou acadêmica que você acumulou até o momento. Ele é o seu cartão de visita e precisa estar bem elaborado para vender a sua imagem. Por isso, não basta apenas ter um currículo cheio de informações, é preciso colocar nele as informações que vendam você. É preciso que ele ajude você, em muitos casos, a se destacar dentre os milhares de candidatos a uma vaga.

Pensando nisso preparamos algumas dicas importantes para ajudar você na hora de atualizar o seu currículo ou até para preparar um bem atrativo, ou seja, caprichando na apresentação e colocando nele as informações que provoquem interesse do entrevistador. Acompanhe passo a passo a sua elaboração.

1. Use apenas uma página, por isso é preciso sintetizar muita informação.

2. Identificação pessoal: coloque seu nome, estado civil, idade, endereço, forma de contato (se por telefone, por celular, por email). Se colocar telefone de alguém para recados não se esqueça de avisar essa pessoa porque entrevistador não tem tempo de ficar dando muitas explicações e você corre o risco de ser eliminado imediatamente.

3. Documentos: não coloque outros dados como carteira de identidade, CPF, carteira de habilitação, certidão de nascimento, nome da esposa, nome dos filhos, nome de seus pais. Eles poderão ser pedidos mais tarde.

4. Objetivo e áreas de interesse: indique o cargo ao qual pretende se candidatar e as áreas de interesse.

5. Formação Acadêmica: informe o seu grau de escolaridade começando pela mais recente, o nome da instituição onde estudou, o ano de estudo e de conclusão do curso. Não inclua aqui os cursos “especiais” (meditação,culinária) e nem o nome da escola do ensino fundamental. Não envie cópias de diplomas e certificados.

6. Experiência Profissional: se não tiver experiência, não se preocupe em colocar informações. Uma empresa pode querer avaliar o seu potencial para o trabalho. Se tiver experiência, comece indicando a mais recente, citando o nome das empresas e áreas de atuação, ano de admissão e demissão e cargo exercido.

7. Resultados obtidos em empresas anteriores: evite usar verbos na terceira pessoa como “participou de grupo de avaliação”, “estruturou a área tal”. Porque usar o verbo na terceira pessoa? Você não está falando de você? Também, evite aquelas frases de efeito como “obtive ótimos resultados para a empresa tal”, “economizei tantos milhões para a minha empresa”, “aumentei o faturamento da minha empresa em tantos milhões”.

8. Cursos de Aperfeiçoamento ou atividades extra-curriculares: cite apenas os cursos de aperfeiçoamento que sejam ligados ao cargo que você pretende, indicando o nome do curso, carga horária, nome da instituição e ano.

9. Idioma: se dominar algum idioma, indique apenas o nível de conhecimento (básico – intermediário – fluente) e nome da instituição. Se não tiver domínio de um idioma, será melhor não dizer que tem porque isso poderá ser checado mais tarde pelo entrevistador.

10. Tecnologia: seja específico quando citar certos aplicativos e conhecimentos, mencione o grau de domínio e conhecimentos de informática, especialmente de determinados programas ou recursos. Indique quais os cursos dos quais participou.

11. Atividades extracurriculares: você pode citar o nome das associações de classe das quais participa ou participou, experiências acadêmicas ou sociais e trabalhos no terceiro setor que contam muito.

12. Intercâmbio: se você teve experiências em outros países, especialmente com intercâmbio, indique também nesse espaço de forma resumida. Se foi a algum país no exterior para uma viagem de três dias e a passeio, não vale a pena incluir aqui.

13. Coloque a data no currículo, o entrevistador saberá que não está lendo algo que se passou há algum tempo e, portanto, pode estar desatualizado.

Agora que você terminou de revisar ou preparar as informações é hora de fazer uma revisão do conteúdo e apresentação. É importante checar:

1. Apresentação: veja se as margens do texto estão corretas, se o texto está centralizado. Se o tipo de letra usado é o ideal, se o papel usado não está amassado ou sujo. Procure usar um papel em branco ao invés de papel colorido ou floreado.

2. Linguagem e ortografia: verifique se a linguagem e as palavras usadas no texto estão adequadas. Veja se não há erros de português porque um texto errado acaba tirando toda a atenção de quem lê.

Até aqui você fez a sua parte. Agora é hora de enviar o currículo. Mais alguns cuidados antes de enviá-lo:

1. Se for enviá-lo por email, coloque as informações no corpo do email. Colocar os dados em um anexo pode te prejudicar porque pode desestimular o entrevistador a abrir o anexo ou até dificultar o acesso para ler as informações.

2. Se for enviá-lo por correio, não se esqueça de colocar o nome da pessoa que o solicitou e o nome do seu departamento para facilitar a entrega.

3. Se for enviá-lo por uma pessoa conhecida, não se esqueça de preparar uma carta de apresentação com o nome da pessoa a que ele se destina.

Daqui para frente você deverá aguardar a avaliação da empresa que poderá incluir uma análise das informações que você incluiu no currículo. E daí por diante, como se comportar? o que pode dar errado?

Eu acho que posso ajudar você. Continue lendo a matéria amanhã que vou trazer alguns comentários, ok?

*Nelson Fukuyama é Editor Chefe do portal DicasProfissionais e Diretor da Yama Educacional. Todas as suas matérias refletem as suas experiências profissionais presenciadas durante anos como consultor e executivo de empresas nacionais e multinacionais.

A reprodução total ou parcial é autorizada desde que citada a autoria e o portal Dicas Profissionais (www.dicasprofissionais.com.br).