Newsletter subscribe



Artigos

De que lado você está nessa crise?

Posted: 29 de abril de 2020 às 10:24 am   /   by   /   comments (0)

José Roberto Marques*

Você deve ter percebido que 2020 têm sido um ano bastante atípico.

Para mim, para você e provavelmente para todos os que vivem neste planeta.

Estamos no meio de uma crise com a qual não estávamos preparados para enfrentar e, por isso, é normal que tenhamos algumas dúvidas e incertezas.

Mas eu preciso te contar um segredo…Essa não é a primeira crise que o mundo está enfrentando. Isso já aconteceu antes!

Em 1918 aconteceu a gripe espanhola, que foi uma pandemia bem parecida com atual e prejudicou diversos segmentos da economia. Grandes nações como os Estados Unidos reduziram sua produção industrial em 18%.

Se você olhar com atenção as manchetes, é possível associá-las sem muitas dificuldades com o que vivemos hoje.

Mas essa não foi a única crise que o mundo já enfrentou.

Em 1929 tivemos a Grande Depressão, que durou por longos 5 anos e é considerado mundialmente um dos momentos mais críticos da economia relacionada ao capitalismo no passado.

A bolsa de Nova Iorque quebrou, pessoas ficaram desempregadas, milionários perderam suas riquezas, houve queda de produção, queda de vendas e muitas empresas fecharam as portas.

Foram tempos difíceis onde quem foi resiliente e usou da criatividade e de tudo aquilo que tinha disponível a seu favor conseguiu sobreviver.

E pense comigo… Antigamente não existiam tantas oportunidades e ferramentas como temos nos dias de hoje.

Imagine o potencial que você tem em mãos com as diversas ferramentas disponíveis no mercado.

Separei algumas histórias verdadeiramente extraordinárias para te mostrar que mesmo contra tudo e todos, existiram pessoas capazes de superar obstáculos.

Elas conseguiram construir um legado maravilhoso, mesmo passando por várias dificuldades e momentos complicados, como estamos vivendo agora.

Nutella de Pietro Ferrero

Confeiteiro italiano que depois da segunda guerra mundial não se desanimou com a falta de cacaus nos campos.

Criou um creme mais barato que tinha como base a avelã e que usava o mínimo possível de cacau.

A receita foi um sucesso, rompendo as fronteiras italianas, sendo reconhecida mundialmente.

A inovação foi um fator resultante para que, nos dias de hoje, o Grupo Ferrero fosse capaz de atingir um faturamente anual que ultrapassa o valor de 8 bilhões de euros.

Disney World de Walt Disney

Você sabia que Waly Disney, foi demitido do jornal “The Kansas” pelo motivo de que não era criativo o suficiente para o cargo?

Isso até parece mentira, não é mesmo?!

Ele enfrentou grandes obstáculos para chegar aonde chegou, inclusive passou pela crise de 1929 que já citei aqui.

Walt Disney é provavelmente a maior referência que temos quando pensamos em nossos sonhos, e como não devemos desistir facilmente, afinal, eles podem se tornar realidade.

Banco Imobiliário de Charles B. Darrow

Charles estava desempregado nessa mesma época, mas teve a simples ideia de que, já que as pessoas não podiam investir no mundo real, elas poderiam investir no faz de conta.

Criou o famoso jogo de tabuleiro que foi rejeitado inicialmente, o que levou ele mesmo a produzi-lo. O Monopoly, ou Banco Imobiliário, que é até hoje campeão de vendas por todo mundo.

Lego de Ole Kirk Christiansen

A Lego surgiu da necessidade de um pequeno carpinteiro dinamarquês de se adaptar a falta de madeira para produzir móveis devido à crise de 29. A alternativa que encontrou foi construir brinquedos com sobras de madeira.

Dessa ação poderosa do carpinteiro, surgiu hoje uma das mais poderosas empresas de brinquedo do mundo. A Lego hoje vai além dos brinquedos de montar, tendo sua presença em jogos eletrônicos, marcas registradas e até mesmo no cinema.

E você pode até achar que tudo isso foi apenas uma questão de sorte. Ideias que deram certo entre tantas outras que deram errado.

Mas eu não acredito nisso! Todas as empresas que eu citei precisaram se reinventar e tiveram coragem de fazer diferente.

O fato de haver uma crise grande não impediu que muitas pessoas, a maioria delas sem muitas ferramentas, ousassem fazer as coisas de forma diferenciada.

Elas buscaram sair daquilo que às deixavam confortáveis pela necessidade que o momento exigia.

São pequenos insights que geraram grandes marcas e milhões em faturamento. Tudo isso por que as pessoas se arriscaram por novos caminhos, mesmo que dentro do que já conheciam.

E são em momentos de crise, como este que estamos enfrentando, que eu costumo classificar os empresários/empreendedores em 2 GRUPOS:

1 – Pessoas que aceitam o momento e que se lamentam, mas não agem;

2 – Pessoas que usam o contexto negativo da crise para se reerguer ou recomeçar algo do zero

E nesse momento te convido para fazer uma REFLEXÃO PODEROSA:

A qual desses grupos você pertence?

Você quer ser a pessoa que, assim como um navio sem mastro, sem direção, irá apenas aguardar e torcer para que as coisas se transformem e o mundo possa “voltar ao normal”?

Ou você fará parte de uma transformação?

Uma transformação capaz de gerar mudanças significativas em você e no mundo.

Quero que você perceba que é possível encontrar uma luz no final deste túnel, enfrentar essa crise e ainda assim obter sucesso.

Pode ser a sua chance, a sua oportunidade de crescer e construir algo maravilhoso e extraordinário.

E eu quero te ajudar com isso! Hoje, quarta feira, dia 29 de Abril, às 19h, farei um Workshop 100% gratuito chamado A Ordem no Caos – como pessoas e empresas sobreviveram em tempos de crise.

Faça sua inscrição, basta clicar em https://lp2.ibccoaching.com.br/workshop-jrm/

Neste Workshop Gratuito vamos discutir:

  • Como encarar o seu negócio ou sua carreira pós-crise
  • Ferramentas poderosas para se reinventar – na carreira e no negócio
  • Os erros que as empresas estão mais cometendo neste momento
  • Como o coaching pode ajudar sua carreira / empresa

Aguardo você!

*José Roberto Marques –www.jrmcoaching.com.br/sobre/#colunista – é Master Coach Sênior e Trainer, Presidente e fundador do Instituto Brasileiro de Coaching – IBC, Autor de diversos livros.