Newsletter subscribe



Artigos

Para quê servem os juramentos da profissão?

Posted: 18 de março de 2017 às 12:16 pm   /   by   /   comments (0)

Nelson Fukuyama* 

Não pretendo generalizar e assim colocar todos os profissionais em um mesmo cesto para desclassificar e tirar o mérito de seus trabalhos em seus campos de atuação, mas o que vemos nos dias de hoje “é uma vergonha” como diria o apresentador da teve. Dá a entender que muitos deles não levam a sério o seu trabalho e não o realizam da forma como deveriam e nem adotam uma atitude de compromisso como se espera.

Se a “culpa” fosse só com relação à suas posturas individuais e pessoais ou das instituições que os forçam a agir de outra maneira, tudo bem. Mas, para mim, fica uma pergunta: qual o sentido e qual é valor do juramento da profissão?

Será que se lembram que fizeram um juramento na formatura? É certo que a euforia daquele dia e daquele momento, onde acontecem tantas manifestações de alívio por terem concluído o curso superior, parece que ofusca a seriedade e o sentido das palavras ditas. Tudo se transforma em um “grande barato” com aplausos, assobios, torcida, palavras, de mestres, pais e colegas presentes. E, claro, isso não acontece somente agora, sempre existiram.

O resultado desse “esquecimento” do juramento pelos profissionais do mais alto nível até os de nível mais inferior em uma hierarquia de uma instituição a gente vê todos os dias. Quer ver alguns exemplos ainda quentes?

A Lista de Janot, por exemplo, traz uma lista de autoridades representativas e envolvidas em suspeitas de corrupção como presidente e ex-presidentes da República, presidentes do Senado e da Câmara de Deputados, ministros, governadores, deputados, presidentes de empresas e outros.

Na Operação Carne Fraca a PF desmonta um grande esquema de corrupção envolvendo empresas de alimentos e fiscais do Ministério da Agricultura.

Aliás, pergunto: qual foi mesmo o juramento que você fez? Você se lembra?

*Nelson Fukuyama é Gestor e Colunista do portal Dicas Profissionais, é Diretor e Administrador da Yama Educacional e Colunista dos portais Carreira&Sucesso da Catho, da Revista Atitude Empreendedora e Administradores.com para os quais fala sobre comportamento no ambiente de trabalho, com base em sua trajetória profissional ascendente, de trainee de consultoria externa a diretor de empresas nacionais e multinacionais.