Newsletter subscribe



Artigos

Desmotivação: o que fazer?

Posted: 26 de junho de 2015 às 7:06 am   /   by   /   comments (0)

Nelson Fukuyama*

Nesta semana recebi um email expondo um assunto muito interessante, o qual eu gostaria de compartilhar aqui: “Desmotivação”. O email seguia: “Acompanhei sua dica no site Dicas Profissionais, e se você tiver alguma dica sobre desmotivação no trabalho, eu agradeceria”.

A minha resposta foi a seguinte:

Você deve ter os seus motivos para se sentir desmotivado: frustração com a carreira, com a atividade exercida, com a empresa, com os colegas, com os seus superiores, com o seu salário, condições de trabalho, e por aí vai.

O importante é ter atitude para identificar e combater a desmotivação. Vamos então a algumas dicas que podem ajudar:

1. Desmotivação com a sua carreira – se você acha que escolheu uma carreira que não está sendo bem aquilo que você queria, sempre há tempo para partir para uma segunda alternativa.

2. Desmotivação com o trabalho – se você não está satisfeito com o que está fazendo no momento, converse com o seu superior para ver se há possibilidade de mudar de atividade.

3. Desmotivação com a empresa – se você percebe que a empresa não está oferecendo condições ideais tanto presentes, quanto para seu crescimento profissional, por que não partir para uma nova oportunidade em outra empresa?

4. Desmotivação com colegas de trabalho – pode ser que você não esteja se sentindo “enturmado”  com os colegas de trabalho. Quem sabe com um pouco de esforço você não consiga se adaptar ao grupo?

5. Desmotivação com seu chefe – pode acontecer devido a alguma promessa de promoção  ou de aumento de salário não cumprida ou ainda pela preferência que ele tem por outras pessoas. Não seria o caso de conversar para “acertar os ponteiros”?

6. Desmotivação com salário – que é uma situação normal para muita gente. Esse assunto você pode também se resolver com uma conversa com o seu superior, mas, se for falar, prepare-se com bons argumentos para ele não pensar que você está reclamando simplesmente por reclamar.

7. desmotivação com as condições de trabalho – que pode acontecer em qualquer empresa. O ambiente não é adequado, os equipamentos que você tem para trabalhar são péssimos. Também é o caso de avaliar se vale a pena conversar com o seu superior.

8. desmotivação por motivos pessoais – que acontece quando você não está bem com você mesmo, por diferentes motivos. Procure identificar e acertar essa situação com você mesmo.

É importante que você identifique o motivo da sua desmotivação e a partir daí dê os passos corretos para resolvê-la. Lembre-se: o mercado de trabalho anda complicado, o que justifica a desmotivação de muitos profissionais. Pense bem antes de “chutar o balde”.

Então, se você está sentindo algum sintoma de desmotivação, recomendo que você também faça uma análise e adote as minhas recomendações para a sua vida profissional.

Um grande abraço!

*Nelson Fukuyama é Editor-Chefe do portal Dicas Profissionais e também Colunista dos portais Carreira&Sucesso da Catho Online, Revista Atitude Empreendedora e Administradores para os quais escreve sobre as suas experiências como consultor e executivo de empresas nacionais e multinacionais.