Newsletter subscribe



Artigos

Devemos copiar outros profissionais de sucesso?

Posted: 19 de julho de 2012 às 5:14 pm   /   by   /   comments (0)

 

Nelson Fukuyama*

“How many roads must a man walk down, before you can call him a man?” (Tradução livre: “Quantas estradas um homem precisa caminhar para ser finalmente chamado de homem?”(Bob Dylan)

Essa música escrita há um bom tempo por Bob Dylan traz uma questão bem atual: quanto a gente tem que “ralar” até encontrar um lugar de destaque, de satisfação ou de sucesso. Isso mesmo, atingir a satisfação e ter sucesso no mercado de trabalho não é uma tarefa fácil mas tem que ser tentado, insistentemente, até porque nunca se sabe exatamente em qual momento poderemos dizer que estamos satisfeitos com o resultado. A vida nos mostra que uns, que batalham pouco, tem seu reconhecimento imediato, enquanto outros, em grande maioria, passam a vida toda lutando e nem sempre podem se sentir realizados com a sua carreira e vida profissional.

Os mais jovens e talvez os mais ansiosos, os que querem a qualquer custo atingir o topo mais rapidamente, podem achar que uma ótima saída é copiar os passos adotados por profissionais que tiveram sucesso em sua caminhada. Muitos desses, depois de tentarem várias vezes, acabam “quebrando a cara”, ficam desorientados e acabam por desistir de suas tentativas. Para esses ficam os conselhos abaixo.

1. Não queira, nem se atreva a copiar simplesmente os passos adotados por aqueles que atingiram uma posição de sucesso em sua carreira. Tentar apenas copiar alguém como o Bob Dylan simplesmente porque tem um voz analasada ou porque sabe tocar uma música no violão pode não ser suficiente para fazer o mesmo sucesso que ele.

2. Procure acima de tudo entender os princípios, conceitos, estratégias que foram adotados por pessoas bem sucedidas. Ainda tomando como exemplo o caso do Bob Dylan, pelo que consta, ele tinha em mente cantar músicas para manifestar sua opinião contra os valores da sociedade americana da época e tudo fez para ser reconhecido por isso. Quantos candidatos a Bob Dylan, aqui no Brasil e no mundo, você e eu conhecemos que não atingiram o mesmo sucesso que ele teve?

3. Procure avaliar os erros e dificuldades que esses profissionais passaram. Depois pergunte a você mesmo se estaria disposto a passar pelas mesmas dificuldades e superá-las para atingir o seu ponto de satisfação e sucesso. Uma boa lembrança é uma frase de um bêbado: “vocês ficam olhando e criticando as pingas que eu tomo mas não olham os tombos que eu caio”.

4. Considere o êxito conseguido por profissionais mas inspire-se também nos profissionais “meros mortais”, aqueles que tentam, caem, levantam, e estão mais próximos de você, de sua realidade. Olhe, por exemplo, pessoas como seus pais, parentes, amigos, superiores, professores. Esses certamente poderão ser modelos de garra, persistência, perseverança, superação, na busca de uma vida de satisfação, ainda que não tenham juntado fortuna nem tenham se tornado celebridades.

5. Agora, depois de avaliar tudo isso, você terá juntado um punhado de informações, de pontos fortes e fracos dos profissionais e pessoas que podem ser sua fonte de inspiração. São eles que te ajudarão a traçar o seu próprio caminho, após ter definido com sabedoria os seus conceitos e estratégias, como fazem os vencedores.

Então, não espere para dar o primeiro passo, inicie a sua caminhada até atingir o ponto de satisfação pessoal e profissional, torcendo para que tudo aconteça de maneira satisfatória, sabendo superar as dificuldades e se elas acontecerem, que esteja pronto para levantar-se e seguir em frente tantas vezes quantas forem necessárias. É essa a melhor mensagem que todos os vencedores querem deixar para pessoas como você que querem se sobressair.

Por fim, e é o que eu também desejo, esteja no lugar certo, na hora certa, na benção de Deus e tudo correrá bem.

*Nelson Fukuyama é Editor Chefe do portal DicasProfissionais e Diretor da Yama Educacional. Todas as suas matérias refletem as suas experiências profissionais presenciadas durante anos como consultor e executivo de empresas nacionais e multinacionais.

A reprodução total ou parcial é autorizada desde que citada a autoria e o portal Dicas Profissionais www.dicasprofissionais.com.br