Newsletter subscribe



Artigos

Devo incluir ou não o meu endereço no currículo?

Posted: 19 de fevereiro de 2014 às 8:14 am   /   by   /   comments (0)

 

Nelson Fukuyama*

No momento de preparação de um currículo, existe certa preocupação quanto a incluir ou não alguns dados pessoais. Isso porque existe a possibilidade de um julgamento errado por parte do entrevistador ou até mesmo um pré-conceito ruim.

Hoje vou abordar o caso específico, que foi enviado recentemente ao Dicas Profissionais, com relação à inclusão ou não do endereço no currículo. A pessoa que questionava: se uma empresa conhece, através de um mecanismo como o Google Maps, o lugar em que ela mora, ela, candidata, corre o risco de ser julgada e até ser eliminada do processo de seleção?

Será que isso pode acontecer mesmo?

Ao informar o seu endereço, você, primeiro, irá ajudar a empresa selecionadora, sem dúvida, pois as empresas costumam receber milhares de currículos, assim, se o cadastro for online, elas já eliminam candidatos através do código de endereçamento postal (CEP).

Segundo, sabendo o endereço do candidato, a empresa poderá decidir mais rapidamente se o chama ou não para participar de um processo de seleção. Ela certamente irá avaliar se poderá valer ou não a pena envolvê-lo até mesmo em função da remuneração que ela estiver oferecendo, pois talvez não compense nem mesmo para o candidato ser contratado por um salário e benefícios que não cubram os seus gastos com transporte e deslocamento.

Terceiro, imagine se um entrevistador que recebe muitos currículos diariamente terá tempo suficiente para fazer consultas em um mecanismo de busca para saber onde os candidatos residem? Claro que isso só deve ser feito em casos muito especiais.

Agora, o fato de a empresa interessada efetuar uma pesquisa para saber onde o candidato reside, podendo visualizar a rua e até mesmo a casa onde mora, não significa que ela vai levar isso ou só isso em conta. O que é ela vai considerar mesmo é o interesse que tiver no candidato, no seu talento, experiência na função, e no que ele poderá contribuir com ela.

Claro que podem existir exceções, mas, de maneira consciente uma empresa não eliminaria alguém por conta da aparência da casa onde reside ou do bairro onde mora.

Portanto, para que o seu currículo esteja completo e possa ajudar a empresa, inclua todos os dados completos com nome, rua, CEP, bairro e naturalmente todos os detalhes para facilitar o contato.

Boa sorte!

* Nelson Fukuyama é Editor-Chefe do portal Dicas Profissionais, Diretor da Yama Educacional e também Colunista dos portais Carreira&Sucesso da Catho Online e Revista Atitude. Suas experiências incluem passagens consultor e executivo de empresas nacionais e multinacionais. A reprodução total ou parcial é autorizada desde que citada a autoria e a fonte Dicas Profissionais www.dicasprofissionais.com.br.