Newsletter subscribe



Artigos

Dicas para acertar na escolha da empresa para carreira

Posted: 13 de julho de 2009 às 7:17 pm   /   by   /   comments (0)

*Por Liliane Fonseca

Existem alguns fatores que devem pesar na tomada de decisão por um lugar para se trabalhar e fazer carreira.

O primeiro aspecto a ser observado é se existem opções, afinal, se você só tem uma oportunidade e precisa dela, não existem muitos fatores a serem considerados. Mas se você recebeu mais de uma proposta ou está no início da sua carreira, existem algumas dicas para se chegar a uma decisão mais acertada.

Não se iluda com propostas financeiras – O salário e os benefícios devem ser analisados, mas não devem ser parâmetros decisivos de escolha. Sua vida tem muito mais coisas em jogo além do quanto você ganha. De nada adianta ter dinheiro se você não tem tempo para gastá-lo ou se corre o risco de estacionar sua carreira em um emprego que não oferece chances de crescimento.

Qualidade de vida – Por mais que você se dedique ao trabalho e até mesmo faça horas extras ou pesquisas nos finais de semana, isso tudo não deve te impedir de viver. Ter tempo para lazer, família, viagens e outras atividades não relacionadas ao trabalho são indispensáveis e fazem bem para sua saúde e até para o rendimento profissional.

Pense nos objetivos da sua carreira – Independentemente se sua meta é se tornar especialista, investir em pesquisa acadêmica, se tornar gestor ou qualquer outro rumo que você tenha traçado, priorize as companhias que vão te dar suporte nessas empreitadas. Trabalhar em um local que está alinhado com seus planos profissionais pode ser muito mais importante do que outros aspectos. Planeje sua carreira e tenha foco.

Tenha identificação com o produto/serviço final da empresa – Ter uma identificação com o ramo de atuação é o que vai te impulsionar a fazer um bom trabalho e vai te motivar a ficar mais tempo na companhia. Por mais que suas atividades sejam prazerosas, se você não tem algum tipo de relação com o resultado final, depois de um certo tempo você perderá a razão pela qual seu trabalho está sendo executado e atualmente, por mais que o mercado mostre uma grande rotatividade, as empresas ainda buscam profissionais em que possam investir a longo prazo.

Esses fatores são bastante gerais e atendem a maioria das carreiras, mas cada oportunidade tem suas particularidades e devemos levar em conta também os aspectos pessoais e circunstanciais. O importante é que cada movimento seja feito com bastante cautela e planejamento, sem esquecer dos impactos profissionais que podem gerar, afinal, devemos olhar pra frente, sempre deixando as portas abertas.

*Liliane Fonseca é colaboradora do Minha Carreira, blog de onde foi retirado este artigo.