Receba a Newsletter

Artigos

Dicas para aproveitar melhor o tempo no trabalho

Publicado em: 16 de abril de 2018 às 6:00 am   /   by   /   comments (0)

Waleska Farias*

O estilo de vida atual impõe uma série de desafios para tornar o tempo cada vez mais produtivo. Uma das queixas mais frequentes é a dificuldade de organizar a agenda e conseguir conjugar todas as demandas pessoais e profissionais. Em geral, falta organização, assertividade e comprometimento em relação aos compromissos, conceitos fundamentais para que haja um bom aproveitamento da rotina de trabalho.

É fundamental ter a real percepção das “pedras de tropeço” que comprometem a boa gestão dos processos e assumir o compromisso de adotar novos hábitos e comportamentos que contribuam para o desenvolvimento de mais habilidades.

Durante o processo de adoção das novas práticas, às vezes os profissionais desistem devido às dificuldades encontradas. São comuns sentimentos de frustração, incapacidade e incompetência, seguidos da percepção de que nada funcionou. Nos atendimentos de coaching, quando abordo o conceito de otimização das rotinas de trabalho, alicerço o processo através de três premissas básicas: planejamento, disciplina e determinação.

Estas três premissas atuam como um fio condutor para iniciar a nova empreitada:

Organização
Fala de planejamento, que por sua vez oferece o norte. Afinal, para quem não sabe aonde vai, qualquer lugar serve. Uma diretriz estruturada faz toda a diferença entre o sucesso ou fracasso das iniciativas.

Disciplina (etimologia da palavra discípulo – “aquele que segue”)
Sugere o conceito de manter-se fiel ao plano de execução dos objetivos traçados seguindo-os à risca. Com uma percepção positiva dos fatos, obstáculos existem para nos tornar mais robustos

Determinação
Traduz a ‘decisão firme’ de ser fiel à execução do plano de ação, a despeito das dificuldades encontradas, e cumpri-lo conforme sua proposição. Se não formos fiéis aos nossos propósitos, ninguém será. E, se necessário, a qualquer momento, não se furte de buscar ajuda profissional que o ajude a obter êxito na nova trajetória.

*Waleska Farias www.waleskafarias.com.br. Coach e Consultora de Carreira e Imagem. Professora convidada dos cursos de formação de valores e padrões de conduta no CADEMP – FGV. Palestrante CONAR-RH. Colunista dos Blogs HSM, Exame e Revista Versatille dentre outros. Consultora de carreira e imagem do quadro Transformação do Programa TV Xuxa na Rede Globo de Televisão. Especializações: Formação acadêmica e cursos de extensão: Pós graduada em Teoria Psicanalítica e Práticas Institucionais. Graduada em comunicação social com especialização em relações públicas e marketing. Formação em Coaching Integrado – Coaching Executivo, Life Coaching e Quantum Evolution pelo ICI Integrated Coaching Institute – Credenciado pelo ICF International Coach Federation, Treinamento & Desenvolvimento (ABTD), Master Avatar-Cursos Internacionais Avatar®, Certificação de Consultora DISC ETALENT, Programação Neurolinguistica (INAp).