Notícias
Dicas para criar e-commerce em 2018
Embora o primeiro trimestre de 2018 já tenha passado, ainda vai bem a tempo de criar a sua própria loja virtual este ano e conseguir obter muito sucesso com a mesma.
Hoje iremos explicar-lhe detalhadamente o que é um e-commerce e quais os primeiros passos a dar nesse sentido.
Descubra tudo de seguida.
O que é um e-commerce e como funciona?
O comércio eletrônico ou e-Commerce é um conceito aplicável a qualquer tipo de negócio ou transação comercial que implique a transferência de informação através da Internet. Abrange uma gama de diferentes tipos de negócios, desde sites de retalho destinado a consumidores, a sites de leilões, passando por comércio de bens e serviços entre organizações.
O E-commerce é atualmente um dos mais importantes fenómenos da Internet em crescimento. O mesmo permite que os consumidores transacionem bens e serviços eletronicamente sem barreiras de tempo ou distância.
O comércio eletrônico expandiu-se rapidamente nos últimos anos e prevê-se que continue expandir-se com a mesma taxa de crescimento ou mesmo que haja uma aceleração do mesmo.
Brevemente as fronteiras entre comércio “convencional” e “eletrónico” tenderão a esbater-se, pois cada vez mais negócios deslocam secções inteiras das suas operações para a Internet.
Saiba que hoje em dia é possível criar loja virtual grátis tendo apenas em consideração aspetos básicos, mas determinantes para o sucesso do negócio, nomeadamente:
• Definição clara do produto e/ou serviço e a sua disponibilidade imediata ou num prazo definido online, normalmente dirigido a um nicho bem definido;
• Atenção aos aspetos logísticos do negócio, muito importantes em determinado tipo de bens;
• Formas de pagamento disponíveis e os eventuais problemas de segurança que se colocam;
• estratégia de web marketing clara que permita conduzir tráfego qualificado para a loja.
Como começar a criar a sua loja virtual?
Pois bem, de forma a criar a sua loja virtual, existem alguns pontos que deve considerar, por isso, abordamos de seguida os principais.
• Deve ter um bom logo (é possível criar logotipo grátis em várias plataformas);
• Deve registar um domínio (o mesmo deve ser preferencialmente o nome da empresa e não deve ser complicado de escrever / memorizar);
• Deve adquirir um alojamento (existem diversas alternativas no mercado, sendo que deve optar não pelo mais barato, mas sim por aquele que lhe permita um correto funcionamento e carregamento do site);
• Deve criar a sua loja online e se possível comprar um template que lhe facilite todo o trabalho da criação da mesma;
• Não se deve esquecer de colocar diversos métodos de pagamento de forma a dar ao cliente várias possibilidades por onde escolher (cartão de crédito, boleto, paypal e transferência bancária são os mais comuns);
• Deve criar diversas possibilidades de entrega;
• Deve criar um plano de marketing ou comunicação de forma a definir objetivos e metas, assim como as estratégias que irá utilizar para alcançar as mesmas.
Como vê, criar um e-commerce é algo relativamente simples de fazer e na maior parte dos casos não necessita recorrer a ninguém para desenvolver este trabalho.
Droppshipping
Nos últimos anos o termo dropshiping tem ganho imensa força. Por esse motivo, tornou-se uma nova forma de serviço logístico oferecido pelas grandes empresas.