Dicas para se organizar na hora de assistir a uma aula

Kalinka Carvalho*

Quando entramos na universidade temos que nos adaptar as diferenças e ainda nos organizar. Cada professor tem seu modo de ensinar e precisamos nos adaptar a ele. Tem aquele que escreve o quadro inteiro e aquele que só fala; tem aquele que monta esquemas para explicar a matéria e o que pede para lermos os textos e fazermos os questionamentos; tem aquele que usa o data show e o que usa a velha lousa.

Provavelmente você terá um professor predileto e outro que não irá gostar. Você entenderá um melhor do que outro. É necessário que aprenda a matéria de ambos. Então vamos seguir algumas dicas que poderão te ajudar a assimilar melhor o conteúdo:

1º) Identifique o método do professor

2º) Defina como irá captar o conteúdo

3º) Aplique no conteúdo passado o seu método de aprendizagem

4º) Estude através do seu método o conteúdo passado pelo professor

As pessoas devem e precisam conhecer o próprio ritmo de estudos. Vou citar os três métodos de aprendizagem para que você verifique qual é o seu e do professor.

O método de aprendizagem é a maneira como a pessoa capta e repassa a informação. Existem três tipos, o visual, o auditivo e o cinestésico.

• Visual: é quando a pessoa assimila melhor através de imagens. O professor que ensina normalmente escreve instruções na lousa. As ferramentas utilizadas nesse métodos são: esquemas, mapas mentais e desenhos. No caderno use cores para destacar os tópicos importantes, ajuda bastante!

• Auditivo: quando a pessoa assimila o que e como é dito. O professor auditivo, prefere passar seu conhecimento falando. Ler em voz alta ou usar música são excelentes para quem é auditivo. Se puder grave a aula e escute depois.

• Cinestésico: já o último precisa sentir o que está aprendendo. O professor cinestésico demonstra e deixa que os alunos façam as atividades junto. O aluno geralmente copia o que está escrito e tenta refazer o que foi explicado.

Claro que você pode ter um pouquinho de cada estilo, não tem problema, apenas identifique-os pois poderá te ajudar a assimilar o conteúdo dado em sala de aula.

*Kalinka Carvalho – kalinkacarvalho.com.br – é publicitária, Personal Organizer, Produtora de Eventos e Consultora de Marketing. Escreve para os blogs Papo Universitário e Mercado Executivo.


Vídeo recomendado:

Como se vestir para uma entrevista de emprego?

A consultora de imagem e estilo Lilian Lopes fala sobre a importância de se vestir adequadamente para uma entrevista de emprego e dá dicas para homens e mulheres.