Pages Navigation Menu

 

Dinâmica de grupo


A Dinâmica de Grupo pode ser considerada um bicho-papão pelos candidatos a uma vaga de emprego. Quando se convoca alguém para participar de uma Dinâmica de Grupo pode se esperar uma reação de surpresa, porque essa prática ainda não é muito conhecida, especialmente por estudantes universitários e recém-formados candidatos a uma vaga de emprego.

Mas, à medida que se vai tendo informações sobre Dinâmica de Grupo, a gente começa a perceber que ela não é tão aterrorizante assim. E que não foi desenvolvida somente para processos de seleção para uma vaga de emprego, mas para ser aplicada de maneira geral e em muitas situações da nossa vida.

O que é a Dinâmica de Grupo

Pesquisando por exemplo no Wikipedia, encontramos a seguinte definição para Dinâmica de Grupo: “é uma ferramenta de estudo de grupos e também um termo geral para processos de seletivas. Em psicologia e sociologia, um grupo são duas ou mais pessoas que estão mutuamente conectadas por relacionamentos sociais.

Por interagir e influenciarem-se mutuamente, grupos desenvolvem vários processos dinâmicos que os separam de um conjunto aleatório de indivíduos. Estes processos incluem normas, papéis sociais, relações, desenvolvimento, necessidade de pertencer, influência social e feitos sobre o comportamento.

O campo da dinâmica de grupo preocupa-se fundamentalmente com o comportamento de pequenos grupos. Grupos podem ser classificados como agregados, primários, secundários e grupos de categoria”.

Onde se aplica a Dinâmica de Grupo

Ainda usando o texto definição do Wikipedia, “a Dinâmica de Grupo forma a base da terapia de grupo, freqüentemente com abordagem terapêutica, como na terapia familiar e na terapia expressiva. Políticos e vendedores podem lançar mão do conhecimento de princípios de dinâmica de grupo para seu próprio benefício. É muito utilizada pelos setores de Recursos Humanos na seleção de candidatos a emprego. Além disso, tem despertado interesse crescente por conta da interação social online viabilizada pela internet”.