Newsletter subscribe



Artigos

E então, como está o seu Inglês?

Posted: 10 de março de 2017 às 6:00 am   /   by   /   comments (0)

Nelson Fukuyama*

Imagine que algum gerente ou diretor de sua empresa chega até você e diz: preciso que você vá na próxima semana para Nova Iorque para uma reunião e faz a pergunta “E então, como está o seu Inglês?” ou ainda “so, how is your English?” o que você responderá?

Ah! se você disser que “só arranha”, pode se considerar “fora da jogada”. Se responder que seu Inglês “está mais ou menos”, “dá para quebrar o galho”, ou ainda “more or less”, tenha certeza de que estará perdendo uma grande oportunidade. Da mesma forma, poderá perder a oportunidade se disser que seu Inglês é bom porque você fez um teste em uma escola de idiomas e sua avaliação foi “nível intermediário” e que teve aulas por vários meses.

Não acredite muito em certos cursos de idiomas disponíveis, pois eles podem não dar o alicerce adequado para você dominar a língua estrangeira. Infelizmente, eu mesmo fui vítima disso. Fiquei bem frustrado quando fui pegar um taxi no aeroporto de Heathrow, em Londres, e mal conseguia me entender quando tentava dizer o nome da rua para o motorista, o qual, até para “ajudar”, se fingia de desentendido porque o meu sotaque não era o britânico e sim o americano. No final, tudo deu certo, (o “gate” era gate mesmo e não “gate” como eu estava falando), mas, imagine ter que conversar com pessoas nos restaurantes, hotéis e outros lugares, que nem sempre são pacientes e compreensivas com estrangeiros.

Digo isso quanto ao Inglês do dia-a-dia. Imagine se eu não estivesse melhor preparado quanto ao assunto técnico que eu fui para discutir lá.

Como se pode ver, dominar um idioma estrangeiro, no caso, o Inglês, é muito importante para a sua ascensão na empresa e na sua carreira. Assim, mesmo que você não tenha planos imediatos de viajar para o exterior, cuide-se. Se você não está seguro de que o curso de idioma não irá ajudar, procure uma forma de aprimorá-lo com aulas particulares, por exemplo. Se você não sabe nada, não tenha vergonha de não saber, tenha apenas disposição para aprender.

Claro que você não precisará ter um Inglês do Shakespeare, mas, falar um bom Inglês (ou outro idioma) pode ser fundamental.

*Nelson Fukuyama é Gestor e Colunista do portal Dicas Profissionais, é Diretor e Administrador da Yama Educacional e Colunista dos portais Carreira&Sucesso da Catho, da Revista Atitude Empreendedora e Administradores.com para os quais fala sobre comportamento no ambiente de trabalho, com base em sua trajetória profissional ascendente, de trainee de consultoria externa a diretor de empresas nacionais e multinacionais.