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Em quais águas você quer navegar no próximo ano?

Posted: 10 de dezembro de 2019 às 8:02 am   /   by   /   comments (0)

Michael Ataíde*

Diz o ditado que “não se forma bons marinheiros navegando em águas tranquilas”.

Claro que especialmente nos dias de hoje não se pode dizer que existam áreas em que as águas sejam tranquilas, mas na área em que trabalho, negócios e vendas, o ambiente é sempre muito conturbado, cheio de pressão, desafios, e provações. Nesse ambiente, as águas nunca estão tranquilas.

Essas águas conturbadas, muitas vezes frias, tendem a ficar ainda mais agressivas e geladas na medida em que o final do ano se aproxima, quando você faz uma reflexão sobre os resultados atingidos ou não, e você começa a pensar no ano seguinte com certa ansiedade.

O que fazer? Acima de tudo, você precisa usar a sua capacidade analítica, ou seja, você precisa saber analisar dados.

Quanto às águas passadas, ou seja, quanto aos resultados do ano que está terminando, o que se pode fazer é, ou comemorar as metas atingidas, os dados alcançados, as vendas realizadas, ou reconhecer os erros cometidos, sem ficar se martirizando e procurando desculpas por não ter conseguido resultados melhores.

Quanto ao novo período que o ano novo traz, é importante fazer o possível para minimizar os riscos e prevenir os fracassos, já que inevitavelmente sempre surgirão dificuldades. É nessa hora que você precisa ter planejamento, organização e saber desenhar um roteiro de atividades que te dê direção para não “bater num iceberg”.

Para mim, saber segmentar o seu mercado, saber quais os pontos positivos e negativos do seu ambiente de negócios, quem são os seus principais clientes, se você os conhece bem, isso sim faz a diferença.

Quer uma dica? Procure usar os seus cases de sucesso a seu favor, pois com certeza eles são o melhor argumento de venda tanto para os seus clientes atuais quanto para clientes potenciais.

Enfim, como última palavra, lembre-se que é muito importante que você, acima de tudo, se planeje, se organize, pois, o ambiente de negócios é para quem tem cérebro e não para quem tem músculos apenas.

Ah! e essas dicas podem servir também para você que atua em uma área diferente da de negócios e vendas. O mar continuará agitado, mas cabe a você decidir em quais águas irá quer navegar no próximo ano. Vá em frente! Siga com coragem!

*Michael Ataíde é Bacharel em Relações Internacionais com MBA na FGV em Gestão de Negócios e Vendas.