Newsletter subscribe



Artigos

Empreendedores nascem prontos. Será mesmo?

Imagem Pessoal
Posted: 1 de setembro de 2013 às 7:00 pm   /   by   /   comments (0)

 

Sonia Soluna*

Aposto que quase todo mundo já ouviu a seguinte frase sobre empreendedorismo: “Empreendedores nascem feitos, não se formam”.

Pois bem, esse conceito tão comum no nosso país parece que vem dando espaço a uma nova ideia, a de que empreendedores podem sim ser desenvolvidos e que esse potencial é uma qualidade comum nas pessoas em geral.

É certo que no Brasil o empreendedorismo ainda tem muito para crescer.

Em países como os Estados Unidos, por exemplo, esse tema faz parte do currículo de muitas faculdades americanas.

A importância do assunto é tão grande por lá, que nos próximos dez anos o país deverá registrar um aumento de 50% no número de alunos estudando programas relacionados com empreendedorismo. Atualmente a taxa é de 30%, segundo o professor de administração da Fundação Getúlio Vargas, Marcos Hashimoto.

Por aqui o tema ainda está longe de fazer parte da grade curricular, e nas universidades se restringe a cursos específicos. Mas pesquisas apontam que o brasileiro vem se interessando cada vez mais pelo tema.

Um estudo feito pelo Sebrae no ano passado com 10 mil pessoas, afirma que o sonho de ter o próprio negócio (43,5%), superou o desejo de ter uma carreira em uma empresa (24,7%).

Os dados chamam mais atenção ainda, quando a pesquisa mostra que o sonho de ser empreendedor está à frente de comprar um carro (36,4%) ou de viajar para o exterior (33,0%).

É certo que empreender não é tarefa fácil, principalmente em um país como o Brasil onde os impostos e a burocracia são um dos principais vilões. Além disso, é preciso ter muita determinação, planejamento e comprometimento. Lembrando também que uma boa dose de criatividade, inovação e de ousadia são fundamentais.

É claro que todas essas habilidades, apesar de essenciais, não garantem o sucesso do negócio, mas são comportamentos básicos que ajudam a formar um empreendedor de sucesso!

* Sonia Soluna é jornalista com pós-graduação em Comunicação Empresarial. Já apresentou telejornais na TV Band e no SBT. Atualmente trabalha com Assessoria de Imprensa. E acredita que o empreendedorismo é um dos caminhos para o desenvolvimento de um jornalismo moderno e dinâmico. E-mail: sonia.soluna@persuaders.com.br.