Artigos
Empreendedores nascem prontos. Será mesmo?
Sonia Soluna*
Aposto que quase todo mundo já ouviu a seguinte frase sobre empreendedorismo: “Empreendedores nascem feitos, não se formam”.
Pois bem, esse conceito tão comum no nosso país parece que vem dando espaço a uma nova ideia, a de que empreendedores podem sim ser desenvolvidos e que esse potencial é uma qualidade comum nas pessoas em geral.
É certo que no Brasil o empreendedorismo ainda tem muito para crescer.
Em países como os Estados Unidos, por exemplo, esse tema faz parte do currículo de muitas faculdades americanas.
A importância do assunto é tão grande por lá, que nos próximos dez anos o país deverá registrar um aumento de 50% no número de alunos estudando programas relacionados com empreendedorismo. Atualmente a taxa é de 30%, segundo o professor de administração da Fundação Getúlio Vargas, Marcos Hashimoto.
Por aqui o tema ainda está longe de fazer parte da grade curricular, e nas universidades se restringe a cursos específicos. Mas pesquisas apontam que o brasileiro vem se interessando cada vez mais pelo tema.
Um estudo feito pelo Sebrae no ano passado com 10 mil pessoas, afirma que o sonho de ter o próprio negócio (43,5%), superou o desejo de ter uma carreira em uma empresa (24,7%).
Os dados chamam mais atenção ainda, quando a pesquisa mostra que o sonho de ser empreendedor está à frente de comprar um carro (36,4%) ou de viajar para o exterior (33,0%).
É certo que empreender não é tarefa fácil, principalmente em um país como o Brasil onde os impostos e a burocracia são um dos principais vilões. Além disso, é preciso ter muita determinação, planejamento e comprometimento. Lembrando também que uma boa dose de criatividade, inovação e de ousadia são fundamentais.
É claro que todas essas habilidades, apesar de essenciais, não garantem o sucesso do negócio, mas são comportamentos básicos que ajudam a formar um empreendedor de sucesso!
* Sonia Soluna é jornalista com pós-graduação em Comunicação Empresarial. Já apresentou telejornais na TV Band e no SBT. Atualmente trabalha com Assessoria de Imprensa. E acredita que o empreendedorismo é um dos caminhos para o desenvolvimento de um jornalismo moderno e dinâmico. E-mail: sonia.soluna@persuaders.com.br.