Newsletter subscribe



Artigos

Qual seria o seu emprego alternativo para tempos difíceis?

Posted: 21 de fevereiro de 2017 às 6:00 am   /   by   /   comments (0)

Nelson Fukuyama*

Não é novidade nenhuma que o índice de desemprego no país é assustador. Para se ter uma ideia da quantidade, é como se houvesse uma cidade do tamanho de São Paulo somente de pessoas desempregadas.

Você já se perguntou como essas pessoas sobrevivem, já que não há emprego para todos? Para essa pergunta há uma resposta mais ou menos simples, que pode ser comprovada por você mesma(o), bastando apenas dar uma olhada ao seu redor.

Alguns profissionais partiram para atividades que de certa forma já exerciam de forma paralela. Outros partiram para atividades completamente diferentes daquelas que exerciam. Listei alguns exemplos:

Exemplo 1. Aquela gerente financeira que decidiu ser uma revendedora de cosméticos. Ela faz reuniões em sua própria casa ou na casa das conhecidas  para explicar os benefícios de seus produtos e consegue assim ter a sua renda mensal na venda dos mesmos.

Exemplo 2. Aquela colega de faculdade que decidiu revender confecções na sua sala de aula e assim tem conseguido o recurso necessário para pagar a mensalidade da faculdade.

Exemplo 3. A sua vizinha que decidiu fazer e vender bolos e salgados para os vizinhos do prédio.

Exemplo 4. Aquele sujeito tão orgulhoso que andava todo engravatado na sua empresa e agora passou a fazer e vender pizzas.

Exemplo 5. Ah! o seu colega de empresa que decidiu se tornar motorista particular usando o seu próprio veículo, atendendo através de um aplicativo.

Exemplo 6. Aquela garota tão simpática que decidiu “desfilar” a sua simpatia na praia e vender lanches para os turistas.

Bem, a lista de trabalho alternativo é grande. Com certeza não se pode falar em falta de possibilidades. E pode bem servir para você que está em busca de um emprego, mas precisando ganhar uma grana ou aumentar a sua renda para enfrentar os tempos bicudos atuais. Preocupada(o) com o que outras pessoas vão dizer? Oras, quem paga as suas contas?

*Nelson Fukuyama é Gestor e Colunista do portal Dicas Profissionais, é Diretor e Administrador da Yama Educacional e Colunista dos portais Carreira&Sucesso da Catho, da Revista Atitude Empreendedora e Administradores.com para os quais fala sobre comportamento no ambiente de trabalho, com base em sua trajetória profissional ascendente, de trainee de consultoria externa a diretor de empresas nacionais e multinacionais.