Dicas para Carreira
Espírito de Equipe: um elemento fundamental para atingir os objetivos
Equipe Dicas Profissionais*
Um(a) atleta que participa de uma modalidade esportiva que exige a participação coletiva não pode, em nenhuma hipótese, se esquecer do Espírito de equipe e não querer ser o a estrela, ser a(o) melhor ou querer resolver o jogo sozinho.
Tome o exemplo de uma partida de futebol. O atleta, ao invés de driblar o adversário ou chutar para o gol do time adversário, deve procurar o jogo em equipe, ou seja, deve trocar passes com os seus colegas e assim ter melhores condições de chutar para marcar um gol. Assim também deve pensar o atleta do voleibol, do basquete, do atletismo e outras modalidades.
Se isso não acontece, como nós temos observados em alguns jogos, por exemplo, o time não obtem um bom resultado, corre o risco de ser desclassificado e acima disso, pode ser até motivo de vaias da torcida.
Trazendo esse exemplo para a nossa vida corporativa, não há como ser diferente. É importante que o profissional, não importa o seu cargo, a sua área de atuação, deve sempre trabalhar com Espírito de equipe, e não querer resolver tudo sozinho. Isso pode fazer com que os resultados da empresa não sejam atingidos.
Portanto, é sempre importante lembrar que o ambiente corporativo não pode e não deve ser um lugar onde o indivíduo busca a sua própria satisfação. É preciso pensar no objetivo geral.