Newsletter subscribe



Artigos

Evite erros num novo emprego

Posted: 23 de janeiro de 2018 às 6:00 am   /   by   /   comments (0)

Vicky Bloch*

Depois de passar por processos de seleção que podem ser mais concorridos e difíceis que muitos vestibulares, o candidato escolhido por uma empresa tem um novo desafio: provar aos empregadores que eles tomaram a decisão correta. O desejo de agradar, no entanto, pode levar a erros que comprometem a imagem do profissional. Talvez este seja um dos motivos pelos quais um em cada quatro recém-contratados não chega a completar um ano no trabalho.

Para evitar este desgaste, procure estudar sobre a empresa na qual você vai trabalhar. E certifique-se de quais serão suas funções. Não é raro um funcionário entender que terá determinadas atribuições que não se confirmam no dia-a-dia. Quando isto acontece, é preciso repassar o que foi combinado com quem o contratou. Às vezes, as expectativas entre empregador e empregado são diferentes porque não ficaram claras durante a seleção.

Caso tenha alguma dúvida sobre uma atividade do seu dia-a-dia, pergunte quantas vezes for necessário. E se dúvida persistir, recorra a outra pessoa. Ouça e aprenda o máximo sobre a cultura da empresa, pois não há nada pior do que ferir os costumes internos.

O novo integrante da equipe deve criar condições para que as pessoas se aproximem. Conversar com os companheiros de trabalho e entender o papel de cada um na organização não é só uma questão de etiqueta. A partir dessas informações, interagimos melhor com as pessoas, respeitando o histórico de cada uma.

Para os que assumem cargos de chefia, o ideal é chamar cada funcionário para uma entrevista sobre o que esperam da carreira. Quem encara o desafio de liderar um grupo pela primeira vez pode se sentir inseguro. Mas reflita: se você foi alçado a este posto, é porque alguém reconheceu suas competências para isso. A insegurança vem da falta de auto-conhecimento e do medo do novo.

Para superar esses bloqueios, peça para sua equipe lhe dar um feedback sobre a sua gestão. Ouça os colaboradores em separado. Assim , você pode se reposicionar onde for necessário ou reafirmar que está indo bem.

Já os que entram na empresa no mesmo nível dos colegas, também devem falar sobre suas expectativas e sobre como podem ajudá-los.

Controle a ansiedade natural dos primeiros dias. Quando estamos tensos, não ouvimos os outros com atenção, nem percebemos o ambiente. Procure fazer mais exercícios físicos neste período inicial e tente dormir cedo. Você vai precisar de mais energia para dominar o nervosismo e para filtrar o que está vivenciando.

Lembre-se: tão importante quanto aprender sobre a nova empresa em que trabalhamos é que ela aprenda sobre nós. Se algo lhe desagrada, deixe isso claro, com os devidos cuidados, evidentemente. Caso se trate da postura de um colega, converse em particular com ele.

E nas situações em que um profissional jovem é contratado para comandar pessoas mais experientes, é preciso ter consciência de que pode aprender muito com essa equipe. Um novo chefe com essa atitude terá o apoio do grupo. Humildade é fundamental, tanto para se mostrar aberto, quanto na hora de marcar posição nas questões em que temos opinião formada.

São normas básicas de conduta, que se baseiam simplesmente no bom-senso. É ele que sempre deve nortear nossas ações. Boa sorte!

*Vicky Bloch é uma das consultoras mais requisitadas por líderes empresariais, fundou e gerenciou por 18 anos a DBM do Brasil. Mais informações no site www.vickybloch.com.br.