Newsletter subscribe



Artigos

Faça da autoconfiança o seu pote de ouro!

Posted: 20 de junho de 2014 às 7:57 am   /   by   /   comments (0)

 

Leila Navarro*

Tenho observado uma movimentação bem interessante no mundo corporativo. Atuo como palestrante profissional há 15 anos, mas me comporto e trato a minha carreira como se eu tivesse um ou dois anos de presença ativa no mercado. Se eu não permanecer atenta, a diferença entre a minha marca profissional e a de um profissional com pouco tempo de carreira, pode ser zero.

O tempo de caminhada profissional deixou de ser garantia de posicionamento. Isso tem se transformado muito rapidamente de algumas décadas para cá e, com a velocidade da comunicação e das mudanças, os anos de carreira tem sido cada vez mais mero detalhe. Tem muito profissional novinho de idade e de experiência, mas com uma capacidade tremenda de fazer conexões e associações extraordinárias.

A habilidade com tecnologia e o acesso ao conhecimento gerado na internet estreita mundos, realidades, sociedades e novas possibilidades, o que justifica o surgimento de tantas inovações! Uma boa parte dos jovens dessa nova geração tem o empreendedorismo nas veias! A maioria trabalha por um ideal e não tem medo de desbravar o novo. Isso faz muito diferença! Mas esse comportamento não deve ser encarado como ameaça pelos profissionais mais maduros e sim como perspectiva de novos negócios, nossas possibilidades! A questão é a perspectiva que cada um se coloca!

A autoconfiança é uma habilidade muito importante para todo e qualquer profissional e pode ser um grande diferencial, que é desenvolvido com exercício e treino. Pense em um jogador de basquete! Ele precisa treinar lances, aperfeiçoar técnicas, ser persistente e ter autodisciplina! Investe tempo para ter excelência e conquistar vitórias. A autoconfiança se adquire cada vez que uma pessoa/profissional reconhece um acerto, um aprendizado.

O sucesso de muitos empreendedores tem origem justamente no desenvolvimento da autoconfiança, independentemente do seu tempo de mercado. A falta dessa habilidade pode se manifestar em sentimentos de incapacidade, impotência e dúvidas paralisantes. Quem não confia em si tem muita dificuldade para enfrentar desafios e a cada fracasso, quando acontece, confirma uma sensação de incompetência e muito sofrimento.

A vida do empreendedor deve ser comparada a um relacionamento. Cada um de nós precisa ter coragem de perguntar se seríamos capazes de atrair, seduzir e conquistar a pessoa amada que convive conosco hoje. O meu termômetro para avaliar se devo continuar investindo em um negócio parte de três princípios: estou me divertindo, estou aprendendo e estou ganhando dinheiro.

O divertimento é o prazer da alma na matéria, aprender é o desenvolvimento como ser humano, ganhar dinheiro significa que as pessoas precisam do que sei e faço. Tudo isso tem um propósito, mas torna-se uma condição simplista se não for alicerçado em valores, sentido de vida e amor, então não vale a pena.

Mais que tempo de carreira, o sucesso hoje exige urgência, consciência constante e o saber lidar com todas as exigências de um mercado altamente competitivo com qualidade de vida. Haja desafio! Mas, vale a pena.

*Leila Navarro é palestrante motivacional no Brasil e no exterior. É autora de cinco livros, todos pela Editora Gente. Venceu o “8º Prêmio Top Of Mind Fornecedores de RH” na categoria “Palestrante do Ano”, em 2005. Colunista do portal Carreira&Sucesso onde este artigo foi publicado originariamente.