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Faça o seu dever de casa

Posted: 31 de março de 2009 às 5:23 pm   /   by   /   comments (0)

*Por Evaldo Costa

“”Existem três tipos de pessoas: as que deixam acontecer, as que fazem acontecer e as que perguntam o que aconteceu.”” John Richardson Jr

É muito comum haver reuniões nas empresas para discutir planos de ações, metas, resultados etc. Nada de mal nisso, o problema é que nem sempre há continuidade daquilo que se combina nas reuniões. Em muitas ocasiões assuntos importantes, que foram exaustivamente analisados nos encontros, acabam sendo deixados de lado. Meses se passam, e um belo dia, o chefe se lembra do assunto. Quando pergunta o que foi feito sobre o tema, o que se descobre é que ninguém sequer lembra do que era para ser realizado.

Na sua empresa você, também, se depara com problemas análogos a esse? As pessoas se esquecem de dar seqüência aos assuntos apesar de terem se comprometido em fazê-lo? Se você respondeu afirmativamente a uma das duas ou as duas questões acima, não se preocupe, pois esse é um problema que afeta grande parte das organizações.

“”Maior que a tristeza de não haver vencido é a vergonha de não ter lutado””. Rui Barbosa

Portanto, tão ou mais importante que elaborar e dar conhecimento dos projetos a equipe é garantir a sua implementação. Uma boa dica para evitar que os assuntos caiam no esquecimento, é, ao final da reunião, gerar uma pauta contendo pelo menos quatro dados: o assunto discutido, o que terá que ser feito, o responsável pela solução e a data prevista para a solução definitiva do problema e atrelar essas pendências ao sistema de remuneração. Faça isso e comprovará o quanto as atividades vão melhorar na sua empresa.

A ata com o resumo da reunião anterior deve ser lida no início de cada novo encontro, e o que não tiver sido resolvido, não deve sair da pauta, de forma a evitar que o assunto caia no esquecimento. Não devemos nos esquecer que as três palavras mágicas para alcançar o sucesso costumam ser: conhecimento, habilidade e atitude. Ou seja, você precisa ter conhecimento dos fatos que ocorrem em sua organização; precisa ter habilidade para poder saná-los e acima de tudo, deve ter atitude de vencedor: aqui entendido como sendo a sua capacidade otimizada de implementação.

Para os que têm dificuldade em perseguir metas, uma boa dica é encará-las como se fossem horizontes a serem alcançados ao invés de obstáculo a ser vencido. Isso por que, quando você alcança um obstáculo — como atingir a meta do mês, por exemplo — o normal é haver certo relaxamento para descanso e aí, você é ultrapassado. Já com os horizontes a situação funciona de forma diferente. Você sempre os vê à distância, e parte em busca deles. Porém, quando acha estar se aproximando, verá que eles estão um pouco mais adiante, isso não o permitirá que afrouxe o ritmo.

…aprenda um pouco mais sobre os seus clientes e logo você estará criando processos de vendas que irá espelhar o que e como eles gostam de comprar

Se você já superou os pontos até aqui abordados, parabéns! Você acaba de dar um importante passo em busca do triunfo. A nova meta deve ser a busca contínua por colaboradores talentosos e prós ativos, os quais possam ajudar a organização a atingir o topo e manter-se nele por muitos anos. Depois, busque aprender um pouco mais sobre os seus clientes, logo você estará criando processos de vendas que irá espelhar o que e como eles gostam de comprar. E, finalmente, gerencie sempre os seus resultados, pois só assim você saberá com exatidão onde você está e onde poderá chegar. Não se esqueça de dizer para a sua equipe o quanto você está orgulhoso deles e empenhado para ajudá-los a atingir as metas.

Em síntese, como um líder exemplar, você deve:

  • Traçar metas;
  • Saber como superá-las;
  • Envolver os seus colaboradores com as metas;
  • Desenvolver habilidade de gestão;
  • Ter atitude de vencedor (fazer acontecer);
  • Ser um obstinado na busca por resultados positivos.

“”Os fracassos estão divididos em duas classes: aqueles que fizeram sem pensar, e os que pensaram sem fazer””. John Salak

Evaldo Costa é Escritor, Professor, Consultor e Conferencista.