Newsletter subscribe



Artigos

Faça você a mudança da atmosfera da empresa onde você trabalha

Posted: 28 de outubro de 2013 às 7:31 am   /   by   /   comments (0)

 

Nelson Fukuyama*

Com certeza você também já percebeu que dentro da empresa na qual você trabalha há uma “atmosfera”, um “clima” varia de empresa para empresa, não importando o segmento, o tamanho ou a nacionalidade. Assim, há as empresas nas quais o ambiente é descontraído, e nelas as pessoas conversam entre si de forma mais descontraída, mais amigável. Em outras, a atmosfera é mais fechada, as pessoas parecem mais compenetradas, quase não se conversam.E há as empresas nas quais o clima é “pesado”, as pessoas conversam entre si de uma maneira ríspida, formal, parecendo que estão em “pé de guerra”.

Como você, eu, e todos gostamos de trabalhar em um ambiente agradável já sabendo que ele ajuda a manter uma boa produtividade, e se é o caso de você estar reclamando que trabalha em uma empresa onde a atmosfera não é muito boa, eu pretendo comentar aqui como você pode ajudar na sua transformação, caso ele não possa ser considerado satisfatório.

Para começar, identificar a atmosfera que reina dentro de uma empresa é uma tarefa fácil.

Em algumas empresas você pode perceber já no portão de acesso, quando somos recebidos por profissionais geralmente terceirizados que deveriam estar instruídos a serem o cartão de visita da empresa. A maneira como se comportam nem é a ideal. Após perguntarem “como quem você vai falar”, falam com outra pessoa da recepção “tá aqui dois rapazes” ou “tá aqui um rapaz” que veio falar com o Zé do Departamento tal. Avisa ele” e te orientam “ele mandou esperar um pouco, faz o seguinte, entra ali, e espera na recepção.”

Bom, você segue a instrução, entra na recepção onde a recepcionista está sentada na sua mesa, atendendo a um telefonema ou fazendo alguma anotação e parece não se dar conta de que você entrou ali. Não raro, com muita má vontade faz um sinal com a cabeça o que pode significar um “olá” ou dizem algo que parece que está te cumprimentando.

Depois de algum tempo em que você espera na recepção, lendo alguma revista ou observando as pessoas passarem pela recepção, você é levado a alguma sala de reunião, onde deveria lhe ser oferecida uma água ou um cafezinho. Pura esperança, pois nada disso acontece.

Esperança que pode acabar de vez quando chega a pessoa que for lhe atender sobre determinado assunto. Para começar, se tiver sorte, você poderá ser recebido por algum “junior”, e não estou me referindo à sua aparência de “junior”, mas porque ele é realmente incapaz de lhe dar um tratamento adequado para tratar do seu assunto. Ou pode ser que esse alguém seja uma daquelas pessoas “de mal com a vida”.

Então, sem ficar falando do que irá acontecer em seguida, você já deve ter uma ideia sobre como deve ser o clima entre os funcionários dessas empresas. Certamente estou falando de empresas que não podem ser classificadas entre aquelas preferidas para se trabalhar.

Agora, o que você pode fazer para mudar situações como essas que mencionei acima e que podem estar acontecendo dentro da sua empresa?

Primeiro, você pode mudar a atmosfera adotando você mesmo uma postura adequada, de modo a proporcionar um ambiente de trabalho mais agradável e que permita maior produtividade nas suas tarefas.

Segundo, se você estiver em uma posição dentro da empresa que permita a você fazer mudanças, comece a pensar em uma forma de transformar o comportamento dos funcionários através de treinamento e capacitação de todos, para que entendam que são o cartão de visita da empresa.

Portanto, não basta apenas reconhecer que o ambiente precisa ser transformado e ficar criticando as atitudes menos adequadas, é preciso implementar mudanças. Seja você o responsável pela mudança da atmosfera da sua empresa.

Mãos à obra.

* Nelson Fukuyama é Editor-Chefe e Colunista do portal Dicas Profissionais, Co-Fundador e Diretor da Yama Educacional, Colunista do portal Carreira&Sucesso da Catho Online. Carreira profissional de Trainee de Auditoria internacional a Diretor de Finanças e Administração de empresas nacionais e multinacionais. A reprodução total ou parcial é autorizada desde que citada a autoria e a fonte do portal Dicas Profissionais www.dicasprofissionais.com.br.