Newsletter subscribe



Artigos

Faça você, antes que venha outro e faça!

Posted: 27 de agosto de 2014 às 8:32 am   /   by   /   comments (0)

 

Nelson Fukuyama*

Você já deve ter ouvido em algum momento essa frase: não fez, veio outro e fez, agora não adianta reclamar, não é verdade?
Isso acontece muito no mundo corporativo. É muito comum você entrar em uma empresa e apresentar ideias, dar sugestões de mudança e até mesmo mudar certos procedimentos. Afinal, você foi contratado justamente para fazer a diferença, não é mesmo?

O problema é que ao mostrar-se dentro da nova empresa você começa a sentir a reação dos demais colegas de trabalho, que passam a fazer comentários irônicos do tipo “pronto! Chegou o salvador da pátria”, “chegou o intelligentsia” e outros e até mesmo a tentar boicotar as suas ideias. Puro ciúmes!

Talvez eles tiveram tempo de sobra para apresentar as sugestões de mudanças necessárias, quem sabe até foram convidados a apresentar essas sugestões, mas, a preguiça, o desleixo, a falta de interesse, ou ainda quem sabe, a própria postura dos superiores hierárquicos não tenham permitido que eles se manifestassem.Pessoas passam anos e anos fazendo a mesma coisa, e ainda que percebam e sintam a necessidade de mudança, se acomodam e tudo permanece no mesmo.

Como você deve reagir diante de situações como essas? Eis algumas sugestões.

1. Conheça as reais necessidades da empresa. Muitas empresas contratam pessoas, mas para que elas façam o seu trabalho sem questionamentos. Agora, se no momento da contratação foi informado que são necessárias mudanças, vá em frente e mostre porque você foi contratado.

2. Se for propor mudanças, procure conhecer e entender o perfil do seu superior hierárquico para ver se ele é uma pessoa aberta a mudanças. “Chefes” costumam ou ser bem refratários a qualquer mudança, ficando com ciúmes de suas sugestões, ou, pelo contrário, podem entender e dar todo o apoio no que for necessário.

3. Ao propor mudanças, mire e fale sempre sobre as vantagens que elas trarão para o departamento e para a empresa. Propor mudanças sem objetivos não leva a lugar nenhum.

4. Não dê importância para as atitudes dos demais colegas de trabalho. Como eu disse antes, eles deveriam ter apresentado as suas ideias antes de você.

5. Não se intimide ou desanime se seus colegas ou o seu superior apresentarem reações negativas para as suas ideias dizendo “isto não funciona, já tentamos várias vezes”.

Um conselho final: pense no que uma sugestão de mudança ou a própria mudança irá trazer para a empresa e o que o resultado disso tudo poderá representar para a sua ascensão profissional, mesmo que seja em outra empresa. Isso conta muito.

*Nelson Fukuyama é Colunista e Editor-Chefe do portal Dicas Profissionais, Diretor da Yama Educacional, Colunista dos portais Carreira&Sucesso da Catho Online e Revista Atitude Empreendedora, Palestrante e Organizador do Dicas Profissionais Highlights 2013. Sua trajetória profissional inclui experiências que vão de trainee de consultoria a executivo de alto nível em empresas nacionais e multinacionais.