Artigos, atitudes, Dicas para Carreira, Diferenciais no trabalho
Fazer amizades, conversar com pessoas, tudo ajuda a criar um ambiente de trabalho melhor
Nelson Fukuyama*
Quem me conhece e/ou quem convive comigo sabe bem que por onde passo, no mercado, na feira livre, na padaria, no uber que tomo, vou buscando contato com pessoas, independe de sexo, idade, origem, e demais, e tenho como melhor resposta é aquela manifestação que muita gente deixa escapar “puxa vida! você melhorou o meu dia de hoje”…
Se tenho outro tipo de recompensa? Sim, costumo explicar que depois que tenho esses contatos com as pessoas, principalmente aquelas que recebem bem as minhas brincadeiras, sou sempre bem recebido quando retorno. Assim, sem precisar explicar, tenho o melhor pãozinho da padaria, a melhor fruta da feira, o melhor tratamento no uber, o melhor espeto misto de churrasco..e assim por diante…
E, dentro do ambiente de trabalho não é diferente. Já que passamos uma boa parte de nossas vidas no ambiente de trabalho, tratar bem as pessoas não pode ser considerado apenas um detalhe social, uma questão de simpatia, mas sim uma estratégia poderosa com impactos tangíveis nos resultados organizacionais e na saúde mental dos colaboradores, com resultados melhores na questão de engajamento, facilitando a comunicação, a redução do estresse, o aumento do bem-estar e assim a produtividade.
Mas, vem a pergunta: como ser assim e obter todos os benefícios?
Bom, cada pessoa tem o seu diferencial e suas estratégias. Assim como cada ambiente pode variar nas reações das pessoas e trazer resultados de maneira mais eficaz e rápida. Mas, vale a pena tentar. Posso apenas recomendar: vale a pena tentar, comece agora mesmo e pode ser com uma pergunta: o seu time ganhou ou perdeu neste final de semana?…
Abraços,