Newsletter subscribe



Artigos

Grandes executivos, grandes erros

Posted: 7 de agosto de 2014 às 8:16 am   /   by   /   comments (0)

 

Nelson Fukuyama*

Quando a gente assiste a ou lê uma entrevista de um desses executivos considerados “top” pode levar a imaginar que a vida dele só teve acertos e até por isso mesmo que ele é o que é no momento.

Se você pudesse perguntar se alguma vez ele errou na vida, certamente você não deveria se espantar de ouvir uma resposta “sim, claro, tive muitos erros. Errar faz parte da vida humana, a gente costuma até adotar a teoria do erro/acerto, não é mesmo?”. “O segredo” diria ele, “é que os erros não podem ser maiores ou mais expressivos que os acertos, senão há o risco de uma carreira não decolar ou de você perder o seu emprego”.

Sábio conselho, pena que erros continuam a acontecer no nosso dia a dia. Quem está “antenado” e acompanha o noticiário diário percebe que, infelizmente, os erros causam um estrago enorme na reputação de profissionais de alto escalão hierárquico de qualquer segmento. Muitos dos casos citados pela mídia (se os fatos/erros são verdadeiros não se sabe, os desmentidos virão ou a verdade virá à tona) demonstram bem isso. Vou citar apenas três exemplos, por sinal, bem atuais.

1. Santa Casa de Misericórdia de São Paulo fecha o Pronto Socorro. Quem errou? os governos federal ou o estadual que não repassaram verbas, ou a direção que não administrou bem os seus recursos e compromissos?

2. Operação da Petrobrás em Pasadena. Quem errou? Os responsáveis pela preparação dos dados iniciais de avaliação? a direção que ignorou os dados necessários para aprovar e fechar a operação?

3. Resultado da concorrência da Prefeitura Municipal de São Paulo para limpeza pública foi divulgado antes do início do pregão. Quem errou? Quem seriam os beneficiados se o processo não tivesse sido anulado após denúncia?

Você ousaria negar o fato de que por trás de cada desses processos citados há profissionais competentes e capacitados? Então, as falhas ou os resultados questionáveis de cada um deles ficam por conta de quem?

Como eu disse antes, pode ser que esses casos estejam no momento em destaque por algum motivo que não cabe aqui apontar. Pode ser que sejam meras críticas ou acusações sem fundamento que um dia, em breve, serão totalmente negadas, mas, tenha certeza que alguém será penalizado, e como dizemos “alguém pagará o pato”, e ficará com a sua competência manchada para o futuro.

Então, creia, erros acontecem em todos os momentos de uma carreira, só não podem ser mais frequentes e mais importantes que o sucesso do profissional. Esteja atento para evitar essas situações em sua vida e carreira.

*Nelson Fukuyama é Colunista e Editor-Chefe do portal Dicas Profissionais, Diretor da Yama Educacional, Colunista dos portais Carreira&Sucesso da Catho Online e Revista Atitude Empreendedora, Palestrante do Dicas Profissionais Highlights 2013. Sua trajetória profissional inclui experiências que vão de trainee de consultoria a executivo de alto nível em empresas nacionais e multinacionais.