Newsletter subscribe



Artigos

Habilidades mais valorizadas no mercado de trabalho

Posted: 16 de setembro de 2015 às 8:00 am   /   by   /   comments (0)

Adriana Fonseca*

No atual cenário de recrutamento, ganha destaque o perfil comportamental em relação ao perfil técnico. Isso porque os headhunters e as empresas perceberam que é muito mais fácil ensinar habilidades técnicas do que comportamentais.

A tendência é observada em diferentes áreas. Em engenharia, por exemplo, são cada vez mais valorizados os profissionais com perfil consultivo e que atuam integrados a outras áreas da empresa. “Não é só mais um bom perfil técnico que é valorizado”, afirma Ana Carolina Rezende, gerente de negócios da Robert Half. “São procurados aqueles profissionais que têm uma visão mais holística da organização e conseguem melhorar o desempenho financeiro das empresas.”

Veja abaixo uma lista com as habilidades mais valorizadas no mercado de trabalho.

1) Comunicação
A habilidade de se comunicar bem é a chave para profissionais técnicos trabalharem de forma integrada ao negócio. Afinal, são executivos que precisam traduzir toda a questão técnica de suas áreas para diferentes públicos, desde o pessoal da fábrica até o CEO da empresa.

2) Trabalho em equipe
Profissionais que não conseguem demonstrar a habilidade têm pouca aceitação entre os gestores. Comprovar espírito de equipe é condição para crescer na carreira.

3) Resiliência
Trata-se de uma habilidade que, normalmente, vem com a maturidade emocional. De qualquer forma, é importante o profissional desenvolver o quanto antes a sua capacidade de lidar com situações de crise e de oposição sem desanimar e deixar abalar a produtividade.

4) Comprometimento
Identificar e superar obstáculos de forma proativa é uma ótima maneira de demonstrar comprometimento com a empresa. Ir além do seu trabalho, pensar fora da caixa e sair da sua zona de conforto são qualidades muito bem recebidas atualmente.

5) Intraempreendedorismo
A expressão que cabe aqui é “senso de dono”. O que as empresas buscam é alguém que abrace os projetos com responsabilidade e a motivação de um empreendedor.

*Adriana Fonseca é jornalista com mais de dez anos de experiência na cobertura de carreira e empreendedorismo. Já passou pelas redações do jornal Valor Econômico e da Pequenas Empresas & Grandes Negócios. Atualmente, escreve e edita seus textos diretamente de seu home office e divide seu tempo entre o trabalho, suas duas filhas, o marido e algumas aulas de Pilates.