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Hora da avaliação, qual é a sua reação?

Posted: 10 de fevereiro de 2016 às 9:30 am   /   by   /   comments (0)

Nelson Fukuyama*

Os desfiles das agremiações terminaram. A expectativa agora é avaliação dos jurados. Para você, na hora da avaliação, qual é a sua reação?

Acabado o tempo de desfile de uma agremiação, agora é hora de aguardar o resultado de sua performance que virá através das notas dadas pelos jurados considerando 10 quesitos que tiveram que ser cumpridos em um curto espaço de tempo.

Todos os integrantes sabem que deram o melhor de si para cumprir o que foi previamente planejado (enredo, samba-enredo) e o que tinha que ser demonstrado na hora do desfile (alegoria e adereço, comissão de frente, evolução, conjunto, harmonia, mestre-sala e porta-bandeira, fantasia).

Agora, a grande ansiedade toma conta de todos é antecedida pelas costumeiras desculpas pelos erros que aconteceram durante o desfile, seja um carro de som que emperrou no meio da pista, seja um integrante que cometeu um erro grave que pode prejudicar a avaliação, seja a ultrapassagem do tempo de desfile. Mas, todos aguardam que o julgamento seja justo e de preferência agrade a todos.

O que infelizmente não acontece. Um jurado deu uma nota muito baixa, demonstrando grande tendência por essa ou aquela escola. Um jurado esqueceu de dar a nota para determinado quesito. O fato é que sempre se vê o mesmo descontentamento na hora da avaliação e não raro, a alegria e o entusiasmo do desfile se transforma em momentos de fúria.

Mas, trazendo essas situações para a sua vida profissional, você consegue enxergar alguma semelhança?

No seu dia-a-dia você está sujeito às mesmas demandas que uma agremiação. Resumidamente. Você tem que cumprir o planejado. Tem que se desdobrar para cumprir as tarefas diárias. Tem que se apresentar de maneira adequada em termos de vestimenta. Tem que ter uma comunicação adequada junto aos seus superiores, colegas, clientes e fornecedores. Tem que chamar a atenção de mais clientes e interessados em seus produtos e serviços. E tem que ter boas notas em tudo.

E não é o que você encontra no final de um período, especialmente no momento da avaliação que fazem do seu desempenho. É o tão esperado feedback.

Eu já vi caso em que os colaboradores não tem avaliação. A organização simplesmente não faz avaliação de seus colaboradores.

Eu já vi caso em que um colaborador passou um ano sem avaliação e somente quando estava de saída da empresa conseguiu uma avaliação surpresa na forma “sem condições de ser avaliado devido ao tempo de trabalho”.

Eu já vi caso em que o ótimo colaborador teve uma péssima avaliação de um “quesito” que nem deveria constar da avaliação.

Bom, certamente você já deve ter sabido de casos assim ou até mesmo já tenha passado por situação igual. O fato é que a grande maioria de nós não gosta de ser avaliado e uma avaliação especialmente quando ela contraria a nossa expectativa ou é arbitrária, traz um efeito contrário. Ficamos muito desapontados, ficamos muito nervosos, se pudéssemos desistiríamos de tudo. Até maltratamos outras pessoas com a nossa reação, e podemos até sermos punidos.

Assim como um ótimo feedback traz esperanças, uma péssima avaliação pode sepultar muitos sonhos de alguém que aguardava uma promoção ou aumento salarial.

Mas, como nem tudo pode ser como queremos, e a exemplo de uma agremiação, a vida continua. Precisamos estar prontos para um novo desfile, não é mesmo?

Assim deve ser a vida.

*Nelson Fukuyama é Gestor e Colunista do portal Dicas Profissionais, Diretor da Yama Educacional, Colunista dos portais Carreira&Sucesso da Catho e da Revista Atitude Empreendedora, Palestrante do Dicas Profissionais Highlights 2013. Usa sua trajetória profissional ascendente, de trainee de consultoria externa a diretor de empresas nacionais e multinacionais para falar sobre comportamentos no ambiente de trabalho.