Newsletter subscribe



Artigos

Hora de voltar ao trabalho

Posted: 3 de agosto de 2015 às 8:00 am   /   by   /   comments (0)

Nelson Fukuyama*

Para muitos os dias de férias acabaram. Certamente foram momentos de grande alegria junto aos familiares, em viagens e passeios. Claro, foram também momentos de tranquilidade que serviram para uma reflexão sobre o dia a dia, sobre o trabalho, sobre a carreira, sobre o presente e futuro.

Agora é hora de retornar e retomar o trabalho e a vida normal. Hora de tomar pé da situação rapidamente, o que significa saber como estão os assuntos deixados na saída, qual o status de cada um deles e partir para a ação.

O ideal fazer um checklist e já programar os passos a tomar, as ações imediatas e contatos que devem ser retomados. Isso irá ajudar muito no desenvolvimento do trabalho.

Porém, é preciso estar atento a surpresas e mudanças. Possivelmente muitos não encontrarão mais alguns colegas de trabalho ou seus contatos em clientes e fornecedores. Alguns podem ter sido demitidos ou trocado de empresa, ou ainda fazendo parte de algum plano de férias coletivas. A ausência de pessoas que se encontram em um desses casos pode afetar o seu trabalho, e você terá que se interagir com novas pessoas.

Outro grande desafio pode estar relacionado á situação econômica financeira de muitas empresas, inclusive da sua. O momento delicado da economia faz muitas empresas reverem os seus planos de investimento, por exemplo. Assim, aquela ampliação de área, ou contratação de novas pessoas, poderá estar afetada nos próximos meses.

Não se admire também se souber que sua empresa, ou o seu negócio, embora não esteja relacionada acima, esteja sofrendo com a inadimplência, afinal muitas empresas estão recorrendo a essa estratégia e deixando de honrar os seus compromissos.

Agora, se você não estiver ainda na fase de decisão dentro da sua empresa, ou seja, se você for  apenas um funcionário, não se sinta como aqueles que dizem que “não tem nada a ver com isso”. Você tem que dar o melhor de si.

A minha melhor recomendação é que você tente retomar o trabalho com a máxima dedicação e procurar melhorar a sua performance a cada dia, porque todos estão sujeitos às mesmas condições de mercado.

Bom retorno e Felicidades!

*Nelson Fukuyama é Editor-Chefe do portal Dicas Profissionais e também Colunista dos portais Carreira&Sucesso da Catho Online, Revista Atitude Empreendedora e Administradores para os quais escreve sobre as suas experiências como consultor e executivo de empresas nacionais e multinacionais.