Newsletter subscribe



Artigos

Antes de “chutar o balde”…

Posted: 5 de dezembro de 2018 às 6:00 am   /   by   /   comments (0)

Nelson Fukuyama*

Tem uma hora que ficamos tão desapontados com as coisas de trabalho que dá vontade de “chutar tudo pro alto”, não é verdade? Parece que nada dá certo, os projetos não andam, os resultados não vêm, o relacionamento dentro da empresa parece desastroso, parece que o “chefe” não “alivia”, só quer cobrar, os colegas não colaboram…Você fica cansado, estressado. A vida pessoal também começa a ficar complicada, as demais atividades sociais se complicam também, e por aí afora. Tanta coisa acontecendo ao mesmo tempo força você a entrar em um momento de decisão e você começa a maquinar, pensar em uma saída.

Bom, quer saber quais são as minhas recomendações?

Tomar decisões em momentos de tensão não é recomendável. Nesses momentos você não consegue ter uma visão clara sobre a situação em geral, sobre o que está acontecendo.

Pare tudo. Esfrie a cabeça. Comece a pensar no passado. Pense nas dificuldades que teve que superar para chegar até a posição em que se encontra no momento atual. Quanto tempo demorou para conseguir uma entrevista, por quantas entrevistas passou, e com quantos candidatos teve que superar a vaga atual, e quanto custou ser promovido, etc…

Comece a pensar sobre o seu futuro. Comece a vislumbrar o seu futuro dentro da sua empresa ou negócio próprio, e claro, no futuro da sua própria carreira. Talvez você esteja deixando de considerar que o momento que está vivendo seja importante para você reconhecer que nem sempre está com a razão quanto a determinada atividade dentro da empresa ou negócio, que não é totalmente independente e que tem que mudar alguma atitude para seguir em frente.

Pense em como as suas reações podem afetar a sua vida e especialmente a vida de pessoas que dependem de alguma forma de você, do seu trabalho.

Pense em como anda o mercado de trabalho. Quanto tempo você demorará a conseguir um novo emprego e começar a ser produtivo nele.

Mesmo que você tenha alguma proposta bem encaminhada, talvez um convite que alguém possa ter feito para mudar de empresa ou atividade, reflita bem se esse é realmente o melhor momento de fazer uma mudança. Nunca é bom contar o ovo que a galinha não botou…Você corre o risco de pedir demissão, por exemplo, porque tem uma oferta, e depois ficar sabendo que a vaga foi preenchida, ou, até que foi apenas um convite, só para te testar.

São atitudes assim que devem ser tomadas nos momentos de irritação com tudo. É preciso deixar a poeira se assentar.

Também, e por final, converse com alguma pessoa de confiança, fora do ambiente de trabalho. Certamente essa pessoa vai dar ideias para você possa analisar com maior propriedade e tomar uma decisão mais acertada. Há também os profissionais de coaching ou mentoring. Se quiser, você pode me mandar um email, prometo responder e ajudar (nelson@yamaeducacional.com.br).

*Nelson Fukuyama é Editor Chefe do portal DicasProfissionais e Diretor da Yama Educacional. Todas as suas matérias refletem as suas experiências profissionais presenciadas durante anos como consultor e executivo de empresas nacionais e multinacionais.

A reprodução total ou parcial é autorizada desde que citada a autoria e o portal Dicas Profissionais (www.dicasprofissionais.com.br).