Newsletter subscribe



Artigos

Você é seu maior investidor!

Posted: 24 de junho de 2017 às 10:00 am   /   by   /   comments (0)

Nelson Fukuyama*

Investir em nós mesmos, em todas as áreas de nossas vidas, pessoal, sentimental, familiar, espiritual, acadêmica e profissional é uma coisa extremamente necessária, e para tornar a vida de quem pensa que já investiu demais…é uma coisa que parece não ter fim!

Sempre estamos investindo em nós mesmos. Isto mesmo! Veja:

Pessoalmente – quando investimos em nós mesmos, quando estamos cuidando de nossa aparência no vestir e no apresentar, de nossa forma de relacionamento pessoal, educando-nos quanto a determinados padrões a serem seguidos.

Sentimentalmente – quando tratamos bem as pessoas de nosso relacionamento, que queremos bem, tratando com todo carinho e conforto, em gentilezas, em passeios, em jantares, etc…

Familiarmente – quando temos que cuidar de nossos familiares – pais, irmãos, demais parentes -, e temos que cuidar da nossa casa, de nosso bem estar.

Espiritualmente – quando nos dedicamos a atividades necessárias para nossa vida espiritual.

Academicamente – quando deixamos de lado, todo dia, os nossos momentos de lazer e descanso, para ir para a faculdade, para participar de algum curso de nosso interesse, para desenvolver algum trabalho acadêmico, durante aquele final de semana quando todos seus amigos vão viajar e pinta aquele sol danado.

Profissionalmente É aqui parece que a bendita palavra “investimento” pega mais ainda. Especialmente, quando, depois de vários anos sentados nos bancos das faculdades, e por forças das circunstâncias, somos levados a participar de programas de estágio ou treinamentos em certas áreas profissionais, durante as quais nos perguntamos: “O que será que eu estou fazendo aqui?”. Quando temos que enfrentar situações complicadas em nosso dia-a-dia dentro da nossa rotina de trabalho e nos perguntamos: “Até quando vou ter que agüentar isso?”. Ou quando você tem que “implorar” o aumento de salário e é obrigado a ouvir “você tem que investir em sua carreira”.

Pois é! E o investimento continua. Se você quer se dedicar de forma empreendedora a coisa pega ainda mais! Você tem que convencer todo mundo de que sua idéia é viável, a partir de você mesmo! Seus parceiros, seus investidores, e assim vai. E tem que pagar cada mico!

Na minha vida aconteceu sempre assim. Investi sempre. A partir do término de minha faculdade, passei a investir em minha carreira como trainee da PriceWaterhouse. Depois, tive que investir em outras empresas, nem sempre ganhando “aquele salário”, para ter alguns benefícios, para minha vida profissional, para minha família e etc. A frase mais comum na época era justamente: “Você precisa investir em você!”.

E parece que não mudou muito desde então. Hoje, quando conversamos com os dirigentes de algumas empresas ou mesmo entrevistamos os executivos de mais alto posto de algumas empresas, eles sempre recomendam aos jovens: “Invistam, invistam e invistam em vocês mesmos!“

*Nelson Fukuyama é Co-Fundador, Gestor e Colunista do portal Dicas Profissionais, Diretor e Administrador da Yama Educacional e Colunista dos portais Carreira&Sucesso, da Catho e Administradores.com para os quais fala sobre comportamento no ambiente de trabalho, com base em sua trajetória profissional ascendente, de trainee de consultoria externa a diretor de empresas nacionais e multinacionais.