Newsletter subscribe



Artigos

Invista na sua carreira

Posted: 20 de dezembro de 2017 às 6:00 am   /   by   /   comments (0)

Juliana Ataíde*

Falar de investimentos num momento tão incerto para até coisa de gente maluca, afinal pra que investir se ninguém está contratando, e pior que isso, está demitindo?

É muito comum saber sobre profissionais que se sentiam imunes dentro da empresa, sem se preocupar em investir na sua formação, simplesmente se “acomodavam” naquela função, pensando que seu lugar estava garantido e que enfim poderiam viver tranquilamente por alguns anos, bastava sua competência.

Infelizmente quando um acontecimento tão inesperado afeta a economia do planeta, cada empresa tem que tomar algumas atitudes para poder sobreviver e escolhe para ficar com ela profissionais com visão a longo prazo e que realmente colaboram para enfrentar uma crise.

O grande diferencial nas empresas são as pessoas, e pensando assim o profissional deve se preparar para se valorizar, como? Investindo na sua formação. Independente de estar empregado ou não, o profissional deve entender que hoje um curso de pós-graduação é um pré-requisito para o mercado de trabalho.

Muitos escrevem para nossa coluna de orientação profissional pedindo ajuda para conseguir um emprego ou até mesmo mudar de emprego, mas quem não investe em algum curso de especialização ou pós-graduação dificilmente seguirá imune às regras do mundo do trabalho.

Para quem está a procura de uma inserção ou nova oportunidade no mercado, agora é a hora de se pensar em uma reciclagem profissional. Muitos cursos de pós-graduação, especialização e aperfeiçoamento estão abrindo suas inscrições para início do ano.

Seja qual for a área de atuação, é importante que o curso escolhido seja valorizado no mercado, sua escolha deve se basear pela reputação da instituição, carga horária, corpo docente e o perfil do egresso deste curso. Lembre-se que dependendo da área de atuação certo tipo de perfil profissional é mais valorizado pelas empresas.

Mesmo para quem pretende continuar na empresa onde trabalha, investir em sua formação traz grandes benefícios, melhora seu desempenho, ajuda a ter uma outra visão sobre a empresa, também abre novos contatos, e quem sabe novas oportunidades no futuro, afinal ninguém pode se dar ao luxo de ficar acomodado.

Você pode começar seu planejamento para o próximo ano, e selecionar um mercado alvo onde realmente terá suas competências valorizadas e conseqüentemente mais oportunidades, procure encontrar em quais empresas você se daria bem para se candidatar em um processo de seleção.

Quem acha que o ano já acabou e que novas oportunidades aparecerão só depois do carnaval está enganado! Diversos setores da nossa economia começam seus processos de seleção em dezembro para contratação em janeiro e fevereiro.

Saia do comodismo e da falta de esperança, lembre-se: você é o seu melhor investimento!!

* Juliana Ataíde é coordenadora do grupo de orientadores profissionais do Dicas Profissionais.