Newsletter subscribe



Artigos

Já pensou em trabalhar em sistema de cooperativa?

Posted: 19 de outubro de 2009 às 6:24 pm   /   by   /   comments (0)

 

Equipe Dicas Profissionais

Se você é um profissional qualificado em qualquer atividade e está encontrando dificuldade de encontrar uma vaga na sua área de atuação associar-se a uma cooperativa de trabalho pode ser uma excelente alternativa.

Definindo, cooperativa é uma entidade fundada por profissionais, no mínimo de 20 trabalhadores de uma mesma área e que prestam serviço para empresas, de forma independente, sem vínculo empregatício e sem subordinação. Todos os integrantes de uma cooperativa são sócios e todos têm o mesmo poder de voto. Tudo é regulamentado pela Lei do Cooperativismo Brasileiro. Não há restrições quanto ao tipo de serviço ou qualificação dos prestadores de serviços.

Para exemplificar, vamos considerar o caso de uma empresa que precisa de pessoal da área de tecnologia para realizar trabalhos de processamento de dados. Essa empresa pode contratar prestadores de serviços através de uma cooperativa de diferentes tipos de atuação como programadores e digitadores.

Há diversos benefícios para um trabalhador de uma cooperativa. Como sócio que é você poderá ter os seguintes direitos que são garantidos pelos estatutos:

a) Participação nos resultados da cooperativa: uma vez que uma cooperativa não tem objetivo o lucro em suas operações, é melhor considerar que haverá uma participação no resultado entre receitas e custos apurado no final do exercício. Se os gastos forem menores que o previsto, a sobra de caixa deverá ser dividida entre os cooperados.

b) Salário: você terá direito a um salário calculado com base em um valor fixo por hora trabalhada, podendo também um salário fixo. A forma de pagamento desse salário será determinada na assembléia e consta do estatuto da cooperativa.

c) Benefícios: como você não terá nenhum vínculo trabalhista com a cooperativa não terá direito a alguns benefícios normais como férias, 13º e FTGS. Já com relação a horas extras, você já estará recebendo uma vez que fixou seu salário através de um valor fixo por hora trabalhada. Outros benefícios como plano de saúde, tíquete refeição e vale transporte poderão ser recebidas da cooperativa.

Além dos benefícios acima, como um associado a uma cooperativa você poderá ter mais oportunidades de trabalho do que se fosse um trabalhador autônomo, por exemplo, já que haverá maior visibilidade do seu trabalho e não ficará mais restrito a apenas a sua região, podendo ter trabalhos até mesmo em outros estados.

Os custos são menores porque você não precisar investir nada para ter uma estrutura para atendimento dos clientes, não precisará adquirir equipamentos, terá impostos sobre o serviço prestado diminuídos uma vez que eles serão divididos entre mais pessoas.

Há obrigações para um associado a uma cooperativa? De modo geral e conforme é estabelecido no estatuto da cooperativa, os associados recém-admitidos devem pagar uma taxa de admissão e, em alguns casos, uma tarifa de administração.

Para se filiar a alguma cooperativa é recomendável, no entanto, que você encontre uma que lhe transmita confiança de que ela está sendo bem administrada por profissionais competentes e que haja a possibilidade de você acompanhar as suas atividades através de relatórios, assembléias de associados. Essas são possibilidades que estão estabelecidas nos estatutos aprovados em assembléia de associados.

Como recomendação para estudar essa alternativa de trabalho para participar como associado ou até mesmo para constituir uma cooperativa, se você tiver mais de vinte pessoas dispostas, sugerimos consultar as seguintes organizações:

Cooperativa www.cooperativa.com.br portal de informações sobre cooperativismo no Brasil

Abracoop www.abracoop.com.br portal da Associação Brasileira para o Desenvolvimento do Cooperativismo

OCB www.ocb.org.br portal da Organização das Cooperativas Brasileiras