Newsletter subscribe



Artigos

Janeiro acabou e você fez o que precisava ser feito?

Posted: 1 de fevereiro de 2019 às 6:00 am   /   by   /   comments (0)

Nelson Fukuyama*

Janeiro acabou e com ele se foram muitos planos e desejos que muita gente tinha estabelecido para esse primeiro período do ano.

O ser humano é assim mesmo. Na empolgação vivida nos últimos dias do ano a gente fixa um monte de objetivos, planos e metas para o ano novo.

Claro que o primeiro grande objetivo de muita gente é emagrecer. “Ah!”, dizem muitos “preciso acabar com essas minhas gordurinhas e com certeza vou começar um regime alimentar bem rígido neste começo de ano, até porque preciso estar em forma para o Carnaval”.

Passou o mês de Janeiro e…nada. A pessoa está com mais gordurinhas ainda porque aproveitou o máximo que pode para comer tudo o que engorda. Fugiu da academia, deixou até aquela caminhada da manhã. “Mês que vem eu começo”, diz.

“Vou começar o ano no meu trabalho com energia total. Este será o meu ano, pode escrever aí”, disse e jurou de pé junto outra pessoa. Que nada. Voltou a trabalhar nos primeiros dias do ano com aquela mesma indisposição do ano passado e de anos anteriores. Continuou com as mesmas críticas à empresa, ao chefe, aos colegas, ao salário, ao ticket refeição, ao vale transporte, às instalações, à distância de casa, à condução, a tudo.

Claro que existe muita coisa que deixou de ser posta em prática porque dependia de outra pessoa. A entrevista de emprego foi adiada porque a pessoa estava em férias. A aprovação de um pedido de venda ou de compra também ficou para depois pelo mesmo motivo.

Mas, felizmente chegou Fevereiro. “Ah! agora sim. Passou Janeiro, mas Fevereiro não passará em branco”. Não é assim mesmo que acontece?

Não pense assim. Plano que a gente faz merece respeito, por isso você gastar muita energia com ele, para que no final do ano você se alegre poe ter conseguido fazer e atingir muito dos planos para este ano.

*Nelson Fukuyama é Co-Fundador, Gestor e Colunista do portal Dicas Profissionais, Diretor e Administrador da Yama Educacional e Colunista dos portais Carreira&Sucesso, da Catho e Administradores.com para os quais fala sobre comportamento no ambiente de trabalho, com base em sua trajetória profissional ascendente, de trainee de consultoria externa a diretor de empresas nacionais e multinacionais.