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Linguagem empresarial. O que será que eles estão dizendo?

Posted: 26 de julho de 2015 às 4:38 pm   /   by   /   comments (0)

Yngrid Paixão*

– Olá, estou precisando do seu Feedback, tenho que entregar o Briefing para o Sponsor. Vamos fazer um Brainstorm?
– O que estão dizendo?

Se você fica com essa cara toda vez que você vê alguém conversando com esses termos na sua empresa, não se desespere!

Grande parte das companhias utilizam linguagens como essa. Em sua maioria são palavras em inglês, termos técnicos. Nem todo mundo é obrigado a entender de primeira, mas é bom ficar alerta. Para ajudar nesse emaranhado de palavras esquisitas, fizemos um pequeno dicionário baseado no site ClickCarreira com os principais termos usados nas empresas:

– Approach: abordagem
– Assessment: ferramenta utilizada pelas empresas para avaliar detalhadamente o perfil e as características do profissional.
– Board: conselho diretor.
– Brainstorm: discussão ou conversa para troca de ideias sobre um assunto.
– Branding: conjunto de ações ligadas à administração de uma marca.
– Briefing: conjunto de informações para a realização de uma determinada ação, dossiê.
– Budget: orçamento.
– Business Plan: plano de negócios.
– Business Unit: unidade de negócios.
– Case: estudo de caso.
– CEO (Chief Executive Officer): é o profissional que ocupa o cargo mais alto da empresa, presidente.
– CIO (Chief Information Officer): é o profissional responsável pelo planejamento da área de tecnologia da informação, diretor de TI.
– CFO (Chief Financial Officer): é o profissional responsável pela administração financeira da empresa, diretor financeiro.
– Chairman: presidente do conselho que dirige a empresa.
– Commodity: matéria-prima.
– COO (Chief Operations Officer): é o profissional que cuida mais de perto da rotina do negócio, executivo-chefe de operações.
– Coach: é o profissional que orienta a vida profissional de outras pessoas, por meio de técnicas e treinamentos específicos.
– Core business: é o principal negócio da empresa.
– CRM (Consumer Relationship Management): ferramenta para gestão do relacionamento com clientes.
– Customizar: personalizar algo – um produto, um processo, um serviço, uma apresentação etc.
– Deadline: prazo final, data em que alguma tarefa precisa ser terminada.
– E-learning: ensino ou treinamento que acontece através da Internet.
– Expertise: habilidade ou conhecimento técnico em determinada área.
– Feedback: retorno ou resposta sobre o resultado de um processo ou atividade.
– Follow-up: entrar em contato, fazer acompanhamento.
– Forecast: previsão.
– Hands-on: participação ativa.
– Head: é o profissional que lidera uma área, um departamento ou um projeto.
– Headcount: número de pessoas que trabalham em determinada equipe.
– Headhunter: caça-talentos, recrutador.
– Insight: ideia súbita, percepção.
– Internship: estágio.
– Job rotation: rotação em diferentes áreas da empresa para adquirir novos aprendizados.
– Joint-venture: associação de duas empresas ou mais para a produção, prestação de serviços, busca de novos mercados, etc.
– Know-how: conhecimento.
– KPI (Key Performance Indicator): indicador de desempenho.
– Merchandising: conjunto de atividades de marketing e comunicação destinadas a promover marcas, produtos e serviços.
– Newsletter: boletim de notícias.
– Networking: rede de contatos profissionais.
– OOO (Out of Office): “ou-ou-ou” quer dizer nada mais do que ausente do escritório.
– Outsourcing: terceirização.
– SEO (Search Engine Optimization): conjunto de técnicas que visam otimizar o posicionamento de sites nos mecanismos de busca.
– Skills: habilidades ou competências.
– Sponsor: é o profissional responsável pelo recurso financeiro de um projeto.
– Start up: dar início a uma operação ou atividade.
– Supply-chain: cadeia de abastecimento.
– Trainee: profissional em treinamento.
– Trend: tendência.
– Target: alvo, público-alvo.
– Workaholic: profissional viciado em trabalho.
– Workshop: treinamento ou palestra.

*Yngrid Paixão é Jornalista e escreve no seu blog http://yngrid-paixao.blogspot.com.br