Newsletter subscribe



Artigos

Marketing Pessoal: como você se vende?

Posted: 15 de junho de 2011 às 7:21 pm   /   by   /   comments (0)
Nelson Fukuyama*
Marketing pessoal deve ser a preocupação de todos os profissionais, novatos ou experientes. Não há um momento sequer em que devemos “baixar a guarda” com relação a isso.
Vender bem a imagem pode começar com “A primeira impressão é a que fica”, como diz o ditado popular, que deve estar sempre em sua mente e que pode ajudar em muitas situações.
Imagine, por exemplo, que você esteja buscando uma vaga no mercado de trabalho. É importante saber apresentar-se bem para as pessoas de seu círculo de relacionamento, sempre cuidando do seu modo de vestir, de conversar, de se comportar, de exteriorizar suas qualificações e qualidades. As pessoas notarão o seu estilo pessoal e postura e baseados na aparência irão recomendar (ou não) você, dando aquele “empurrãozinho”.
Vamos imaginar outra situação, que você esteja buscando uma promoção ou um aumento de salário dentro da sua empresa. Será que você está conseguindo transmitir aos seus superiores uma imagem positiva sobre você, suas qualidades profissionais, seus trabalhos?
Se você não consegue atingir suas metas ao invés de ficar reclamando da sorte, procure mostrar suas qualidades. Muitas vezes nós temos tantas qualidades e realizações para mostrar no dia a dia, mas, devido à timidez ou à modéstia, ou ao conformismo, ficamos esperando que alguém um dia vái reconhecer essas qualidades e assim podermos colher os resultados de nosso trabalho.
Você já deve ter conhecido colegas de trabalho que fazem uma propaganda enorme de um trabalho que fizeram e que nem pode ser considerado tão brilhante mas que “rendeu” elogios e fama para eles, não é mesmo? Será que você não precisa mostrar mais do seu trabalho para as demais pessoas, especialmente para aquelas que podem decidir quanto a uma promoção ou ao aumento salarial que você está buscando?
Lembre-se do marketing da galinha e da avestruz. Quando a avestruz, com todo o seu tamanho bota um ovo, bem maior do o que da galinha, ela costuma enfiar a cabeça num buraco, sem fazer qualquer alarde. Já a galinha, bota um ovo bem menor do que o da avestruz, (se bem que bota mais ovos) mas sai “cocoricando” anunciando no maior estardalhaço, que acabou de botar os ovos.
Procure avaliar as suas posturas nas diversas situações da sua vida e elimine aquilo que está sendo um obstáculo para que você atinja as suas metas profissionais.

*Nelson Fukuyama * Editor-Chefe do Dicas Profissionais e Diretor da Yama Educacional escreve sempre matérias com base em experiências de sua carreira profissional como executivo de empresas de consultoria externa, conglomerado financeiro nacional, empresas multinacionais