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Marketing Pessoal para o Sucesso Profissional

Publicado em: 27 de fevereiro de 2018 às 6:00 am   /   by   /   comments (0)

Caliper*

O Marketing Pessoal pode ser um grande aliado na alavancagem de sua carreira. O peso do sucesso no ambiente corporativo, abre a possibilidade de várias técnicas que tragam prosperidade profissional.

Todo projeto de marketing inicia com uma análise do cenário, fazer um SWOT irá ajudar a levantar informações para definição das estratégias. O termo SWOT é uma sigla em inglês para o acrônimo de Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats).

Para o Marketing Pessoal, mergulhe na autoanálise e liste:

  • Pontos fortes: aquilo no que o profissional é bom, que ele gosta de fazer e que é reconhecido pela entrega.
  • Pontos fracos: o que está deixando a desejar, onde poderia melhorar, ações que não executa bem ou que são muito penosas ao profissional.

Agora partimos para análise do ambiente de trabalho:

  • Oportunidades: o que está acontecendo dentro da empresa que o profissional possa unir aos seus pontos fortes para criar uma vantagem.
  • Ameaças: o que pode acontecer na empresa que ameace a carreira do profissional.

Uma vez que esses dados estejam levantados será possível traçar um mapa de como o Marketing Pessoal será útil na carreira. Pode-se chegar à conclusão da necessidade de uma pós-graduação, de uma vestimenta mais adequada ou de uma postura conciliadora. O importante é que o profissional esteja aberto e disposto à essa mudança.

Confira mais 15 dicas de Marketing Pessoal para seu sucesso:

  1. Conheça-se: o primeiro passo é estar ciente dos seus pontos fortes e fracos para saber como usá-los a seu favor. Invista seu tempo no autoconhecimento para entender como essas dicas podem ser mais bem aplicadas.
  2. Seja natural: não aja de forma que não combine com a sua personalidade. As máscaras não se manterão por muito tempo.
  3. Tenha entusiasmo: isso atrairá pessoas na mesma vibração que você além de trazer ares de inovação e otimismo aos seus colegas.
  4. Seja pontual: respeite o tempo das outras pessoas e ganhe pontos extras de comprometimento.
  5. Capriche no aperto de mão: ele vai demonstrar toda a sua confiança e é muito mais profissional que abraços e beijos nos cumprimentos.
  6. Olhos nos olhos: isso comprova que você está interessado no assunto além de transparecer sinceridade e honestidade. Mantenha seu olhar receptivo para não dar margem as desconfianças.
  7. Escute: quando estiver conversando com alguém, realmente dedique esse tempo a ela. Você ficará surpreso como as pessoas gostam de ter a sua atenção.
  8. Cuide da sua postura: coluna ereta, olhar a frente, sentar corretamente, descruzar os braços vão transmitir mensagens positivas da sua pessoa.
  9. Vista-se corretamente: esteja atento ao dress code do ambiente de trabalho. Não perca seu estilo mas adapte-se para atrair mais confiança.
  10. Informe-se: estar atualizado sobre as notícias e tendências de mercado farão de você uma fonte confiável e um colaborador essencial à empresa.
  11. Organize-se: uma mesa organizada, documentos em dia, reuniões bem distribuídas demonstram que você está com tudo sob controle.
  12. Seja humilde: por mais que você saiba que é melhor naquela atividade, a arrogância afasta as pessoas além de passar uma imagem de antipatia e falta de espírito de equipe.
  13. Mantenha o bom humor: isso manterá o ambiente leve e saudável. Mas não exagere nas piadas, lembre-se que está em um ambiente corporativo e muitas brincadeiras podem demonstrar insegurança e falta de profissionalismo.
  14. Construa networks: eles garantirão que o seu marketing pessoal se propague por outros setores da empresa e até por outras companhias.
  15. Reinvente-se: abrace a inovação, novas ideias, novos projetos e novos colegas. Não caia na armadilha da previsibilidade. Garanta que a equipe sempre terá algo a ganhar com você fazendo parte dela.

    Outra ferramenta que pode auxiliar no levantamento de informações para o plano de Marketing Pessoal é a avaliação de personalidade.                                                                                                                                                         *Caliper é uma empresa americana com sede em Princeton, New Jersey, que há mais de 55 anos avalia o potencial de colaboradores e orienta quanto à contratação, gestão e desenvolvimento de equipes das mais diversas empresas em todo o mundo. Mais informações em http://www.caliper.com.br/