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Marketing Pessoal, você e sua capacidade

Posted: 9 de abril de 2008 às 7:48 pm   /   by   /   comments (0)

Por Silvio Celestino*

O apagar do século XX foi o ocaso de muitas formas de se lidar com o sucesso pessoal. Nele as idéias tinham uma estruturação mais lógica e fazer sucesso era mais uma questão de encontrar e seguir uma fórmula pré-estabelecida que envolvia a formação acadêmica, a busca por um emprego e um plano de carreira para toda a vida profissional que terminaria no cargo mais alto da organização ou o mais próximo possível a ele. Foi assim no século passado.

No mundo atual os profissionais mais conectados devem procurar por outras ações que possam levá-los ao sucesso que desejam. De todas as habilidades que você pode ter – como a habilidade de falar de forma envolvente e convincente como um grande apresentador de TV ou vestir-se com a elegância e sobriedade de um locutor de telejornal– nenhuma ajudará você a atingir o sucesso tão bem quanto “saber como vender-se”.

Todo empreendimento, seja uma indústria, comércio ou serviço, sobrevive e prospera pela virtude de suas vendas. As pessoas também. Entretanto, uma pessoa não é um produto ou um serviço, é um ser com sentimentos, desejos e sonhos.

Para vender-se portanto deve estar atenta ao que está vendendo.

O que você vende hoje não é seu conhecimento, pois ele está abundante em todos os lugares através da internet. Muito menos sua formação acadêmica pois todos os anos milhares de pessoas se formam nas mais diversas áreas em todo o planeta. Sua experiência também pode ser irrelevante uma vez que as tecnologias de comunicação e informática colocaram todos no mesmo início de era e ninguém teve anteriormente a experiência de lidar com uma economia onde o dinheiro virou pura energia e circula em todo o planeta a todo instante como os elétrons num átomo.

Na verdade, se pararmos para pensar, as coisas e nós mesmos passamos a existir num espaço novo e até nosso endereço mais relevante não é nossa casa, mas o endereço eletrônico.

O que você deve aprender a vender é sua capacidade! As empresas e governos não sabiam que teriam de lidar com dinheiro digital e o que elas querem saber é quem é capaz de administrá-lo? O direito não foi re-escrito para a era de crimes via internet. Quem será capaz de fazê-lo ou interpretá-lo neste contexto? Também não se sabe o que ocorrerá com a telefonia via internet. Quem é capaz de gerar lucros com ela? O Biodiesel é uma realidade. Quem será capaz de implementá-lo mais rapidamente?

Para vender sua capacidade você precisa que pessoas relevantes o conheçam. Aí começa o problema para a maioria das pessoas. O mundo não foi feito de forma justa e o empreendedor ou empresário que poderia contratá-lo para determinada tarefa não possui um sistema de seleção infalível que acessa uma base universal de profissionais.

Taí algo que procura-se alguém capaz de fazê-lo. Estas pessoas relevantes conversam com outras que possam ser quem eles precisam ou que indiquem alguém. Se ela o conhecesse você seria o indicado. Você pode não gostar muito da idéia da indicação porque foi ensinado deste modo. Entretanto, o que não te ensinaram é que você não tem credibilidade para falar sobre si mesmo, precisa de outra pessoa que o faça. Alguém de grande credibilidade frente ao mercado, isto é, quem pode contratá-lo.

Muitas pessoas imaginam que para fazer marketing pessoal devem saber apresentar-se, falar bem e conhecer as regras de etiqueta. Estas são as partes mais fáceis e são aprendidas individualmente. O que não se aprende sozinho é a se relacionar com pessoas. Alguns indivíduos passam pela vida adquirindo mais conhecimento, fazendo mais cursos e indo cada vez mais para dentro de si. Entretanto, marketing é uma ciência e ela ocorre na realidade nas outras pessoas. Mais precisamente o que se está lidando é com a percepção das outras pessoas a seu respeito.

Para que isso esteja ao seu alcance você deve ser capaz de comunicar-se com elas e inspirá-las a envolverem-se no seu projeto de vida profissional. Se as pessoas sabem do que você é capaz de fazer, quando conhecerem alguém ou se virem diante de uma situação que sua capacidade é demandada irão chamá-lo. Desde que você tenha aprendido a inspirá-las.

Marketing pessoal é toda ação que gera uma possibilidade de sucesso para a pessoa. Entretanto, subentenda-se “toda ação de marketing” ou seja algo deve estar à venda para que ele ocorra. Antes de pensar em seu marketing pessoal, a sugestão é que pense em ter primeiro um bom desenvolvimento pessoal. Entendido aqui como sendo a sua capacidade de estar na presença de outros seres humanos, inclusive na presença de si mesmo, seus desejos e sonhos.

O desenvolvimento pessoal precede o marketing na construção de seres humanos de sucesso. Uma vez que você terá de lidar com pessoas para poder comunicar sua capacidade, este desenvolvimento será cada vez mais relevante.

Aprender continuamente novas capacidades com todos os seus riscos, inclusive emocionais e saber comunicar-se de forma inspiradora para que um número crescente de pessoas relevantes saibam delas são as ações mais importantes para o desenvolvimento de seu Marketing Pessoal.

Só novos conhecimentos não são o bastante. Só novas capacidades não são o bastante. Você precisa aprender a inspirar as pessoas a conhecê-lo. Você é um ser humano e é capaz de aprender qualquer coisa. Nunca duvide disto em nenhuma idade. O Marketing Pessoal existe para ajudá-lo a chegar lá.

*Silvio Celestino é Coach de executivos, autor do livro “Conversa de Elevador – Uma Fórmula de Sucesso para Sua Carreira”, mais informações no site www.enlevo.com.br