Newsletter subscribe



Dicas para Carreira

Meus funcionários me detestam, o que faço?

Posted: 29 de setembro de 2015 às 4:00 pm   /   by   /   comments (0)

Nelson Fukuyama*

Essa frase “meus funcionários me detestam, o que faço?” parece estranha, não é mesmo? A gente sabe que geralmente são os funcionários que costumam reclamar dos chefes, e todos nós conhecemos aquelas frases do tipo “como matar o seu chefe” e outras que demonstram o sentimento negativo que existe em muitas relações chefesXsubordinados.

Mas, hoje vamos abordar um outro lado da situação que é exatamente a que trata dos sentimentos dos chefes que se sentem detestados, odiados, pelos seus funcionários. “Meus funcionários me tratam como um ser muito superior, um carrasco até, e em toda oportunidade que tem, sinto que querem me boicotar, negando acesso a algumas informações, me excluindo das conversas durante o dia, fazendo fofoca sobre a minha pessoa, chegando até mesmo a falar mal de mim para o meu superior”, essa é a queixa de um chefe desesperado.

Para mim, quando uma relação chefeXsubordinado se torna complicada, e pode até começar complicada, é preciso identificar os motivos. O que pode estar acontecendo?

Um dos principais motivos é quando o profissional que está no topo da pirâmide adota a postura de “todo poderoso”, demonstrando que sabe tudo, que pode resolver tudo, que os demais estão ali como coadjuvantes. Dessa maneira, ele pode até tentar ser simpático, ser educado, por conveniência. Tenha a certeza de que a bendita postura de “chefe” sempre impedirá um relacionamento normal com seus funcionários.

Outro grande motivo é quando o chefe não conhece o trabalho que está fazendo e nem se esforça para conhecer mais detalhes sobre as pessoas com quem está trabalhando. Com certeza todos o olharão com ar de “grande imbecil” e não só lhe darão importância mas também farão o possível para desmerecê-lo falando mal inclusive para os seus superiores imediatos.

Por isso, chefe desesperado, procure identificar os motivos que estão levando você a se sentir detestado pelos seus subordinados. Faça uma análise das suas atitudes, esforce-se para se tornar mais próximos deles, pelo menos dentro da empresa. A sua empresa, a sua carreira e a sua vida agradecerão pelo esforço e melhoria na relação.

Um grande abraço,

* Nelson Fukuyama é Editor-Chefe do portal Dicas Profissionais, Diretor da Yama Educacional e também Colunista dos portais Carreira&Sucesso da Catho Online e Revista Atitude. Suas experiências incluem passagens consultor e executivo de empresas nacionais e multinacionais. A reprodução total ou parcial é autorizada desde que citada a autoria e a fonte Dicas Profissionais www.dicasprofissionais.com.br.