Newsletter subscribe



Artigos

Mudança de carreira

Posted: 28 de fevereiro de 2015 às 8:10 am   /   by   /   comments (0)

Charles Vargas*

Tomar uma decisão a respeito de uma mudança de carreira pode ser, em muitos casos, uma escolha extremamente difícil. Quanto mais tempo o indivíduo está inserido na sua profissão, pela minha experiência como coach, mais vejo sentimentos como medo, angústia, incerteza e dúvida, muitas dúvidas sobre qual passo deve ser dado.

Uma coisa é certa: a pessoa está cansada da sua vida atual em relação a sua profissão mas, como fez isso a sua vida inteira, não sabe para qual lado seguir. Afinal, ela gosta de tantas coisas… Posso falar disso com muita propriedade. Afinal, vivi estas dúvidas e decidi mudar de carreira na casa dos 35 anos. Uma carreira, de certa maneira, consolidada, com família e contas a pagar.

O ponto primordial disso tudo, e que posso estar dividindo com você, é que o primeiro passo para uma mudança de carreira consiste em decidir o que realmente VOCÊ quer fazer da sua vida nos próximos anos. Sem este passo, você não conseguirá ir adiante, por um único motivo: o medo tomará conta.

Definir para onde você quer ir é primordial. Ok, mas como fazer isso? Bom, neste caso, você terá que realizar uma atividade que, talvez, nunca tenha feito ou, no mínimo, tem feito muito pouco na sua vida ou nos últimos tempos, que é olhar para dentro de você mesmo. Como auxílio para esta descoberta, um profissional da área de coaching talvez possa lhe auxiliar, afinal, ele saberá lhe fazer perguntas que, geralmente, você não tem feito. A sua resposta está no seu inconsciente.

Saber para onde eu queria ir é que foi o combustível necessário para que eu tomasse todas as decisões, realizasse todo o planejamento necessário para esta migração de carreira e, de fato, colocasse ela em prática. Agora, este saber não pode ser qualquer coisa. Tem que ser A COISA. Tem que ser algo que você ame com todas as suas forças. Será este amor, esta certeza do que você realmente deseja, que irá fazer com que você suporte todas as dificuldades. Ao menos no meu caso, nem tudo foram flores…

Na Programação Neurolinguística – PNL temos algumas perguntas que utilizamos para identificar objetivos, que me auxiliaram na minha mudança de carreira e que, talvez, de alguma maneira, podem auxiliá-lo também. Estas perguntas são chamadas de Condições de Boa Forma para Formulação de Objetivos. São elas:

1) Os objetivos devem ser expressos em termos positivos: ninguém gosta de perder alguma coisa ou deixar de fazer algo. Não diga o que você não quer, diga o que você deseja.

2) Especifique os seus objetivos: conecte-se com os seus objetivos. Imagine-se no tempo em que você terá alcançado o seu objetivo e defina quando, onde e com quem você estará quando atingi-los.

3) Evidências sensoriais específicas: descreva sensorialmente como você estará quando atingir o seu objetivo. Como você estará e o que as outras pessoas vão estar dizendo de você?

4) Identifique os responsáveis pela realização do seu objetivo: caso o seu objetivo dependa de outras pessoas, você está com um grande problema. Afinal, faz sentido eu dizer a você que, neste caso, se a outra pessoa não quiser, você não irá alcançá-lo? Tome as rédeas da situação, seja você o único responsável pelo alcance do seu objetivo.

5) Ser ecológico com as pessoas envolvidas: faça todas as avaliações se, ao alcançar este objetivo, tiver alguém que pode acabar sendo afetado na sua vida pessoal, familiar, no seu ambiente profissional ou, até mesmo, espiritualmente. Verifique se você pode fazer algo para diminuir esta perda ou se você está disposto(a) a lidar com isso. Inconsciente, nós boicotamos se existe alguém importante em nossa vida e se ela pode acabar perdendo algo com o alcance do nosso objetivo. Tenha isso muito claro na sua mente.

6) Verificar os verdadeiros ganhos: o que você realmente ganhará ao alcançar este objetivo? O quanto ele é importante para você? Insista nestas perguntas inúmeras vezes. Não se contente com a primeira resposta. Insista até sentir que, na sua resposta, existe uma carga de emoção. Este é um forte indício que você está indo na direção certa.

O ponto chave de tudo o que eu quis passar com este texto é que é possível você realizar mudanças na sua vida. Seja ela qual for. Para isso, basta acreditar que é possível e acreditar, acima de tudo, na sua imensa capacidade.

Grande abraço,

*Charles Vargas – Trainer em PNL & Coach Ericksoniano. Esse artigo foi publicado anteriormente no portal Carreira&Sucesso da Catho.