Newsletter subscribe



Artigos

Mudança e Comportamento

Posted: 3 de abril de 2014 às 8:06 am   /   by   /   comments (0)

 

Erik Guttmann*

A única constante na vida é a mudança. Isso foi dito por Heráclito em 500 a.C.

Quantas coisas nos aconteceram, quer seja na parte profissional, social, afetiva ou familiar de nossas vidas e que nem sempre nos demos conta que eram mudanças vitais em nossa caminhada.

Muitas vezes focamos em parte da vida, esquecendo ou minimizando outras que têm o mesmo peso, quando queremos alcançar o sucesso.

É possível que você esteja, nesse momento, se preocupando demais em desenvolver suas capacidades técnicas e dando pouca atenção a suas habilidades comportamentais. As habilidades comportamentais são um pré-requisito determinante para o sucesso no mundo corporativo.

Afinal, as empresas estão dando um peso cada vez maior a suas atitudes, a sua postura e a seu modo de proceder. Saber como agir nas mais variadas situações do dia-a-dia de trabalho e driblar as saias-justas representa uma vantagem competitiva e tanto.

Para que nos demos conta das vantagens e benefícios que as mudanças nos trazem, devemos buscar transformar procedimentos em comportamentos. Explicando melhor: quando alguém lhe pergunta por que você faz determinada coisa e sua resposta é ”não sei, sempre fiz assim”, nesse momento o procedimento foi transformado em comportamento. Faz parte de seu ser, não apenas uma tarefa ou atividade aprendida ou sistematizada.

As empresas, constantemente, passam por mudanças de todos os tipos e profundidades. Chegou a hora de buscarmos um alinhamento em nossos procedimentos e comportamentos. Todos são impactados nesse processo e devemos, então, conseguir extrair o melhor que ele nos traz.

Um dos aprendizados mais significativo e altamente valorizado no mundo corporativo é o compartilhamento de ideias e ações. Saber dividir conhecimento e melhores práticas para multiplicar resultados é um processo que requer sabedoria e comportamento proativo.

Então, neste momento do mundo corporativo devemos aumentar nosso conhecimento por meio do compartilhamento do que cada um de nós já sabe, para um resultado comum cada vez maior. A isso se dá o nome de ação estratégica. É mais uma mudança que vamos passar para o engrandecimento de cada um e de todos.

Quais os meios para podermos avançar? Comunicação efetiva, foco em resultados, melhoria constante e simplificação dos processos, qualidade nos serviços e no atendimento, são alguns bons exemplos. Mas o maior e melhor instrumento é a vontade de cada um para “mergulhar de cabeça” nesse novo mundo.

Estou fazendo um convite sincero para todos entrarmos nesse “mergulho” e depois podermos disseminar isso por toda a empresa. Vocês aceitam? Então, mãos à obra!

Chegou a hora de reconhecer o ser humano como sendo a única “peça” existente na empresa que não vem com manual de instruções e que é a única “peça” que pode e faz a diferença. Então, se queremos alcançar resultados diferentes devemos fazer as coisas diferentemente, fazendo a diferença, dentro da empresa e no mercado.

Bom trabalho.

*Erik Gutmann é Consultor Empresarial, Provisional Teaching Member em Análise Transacional, Coach em psicologia positiva, Professor em Consultoria Empresarial, Planejamento Estratégico, Marketing e Técnicas de Negociação dos Cursos de Pós-graduação da FIAP. Possui larga experiência profissional em cargos de gerência, decisão e direção de Planejamento de Produção, Manufatura e Desenvolvimento de Recursos Humanos, Especialista em Planejamento Estratégico, Modelos de Governança, Gestão, Melhoria e Redesenho de Processos, Capacitação de Pessoas e Educação, ministra cursos de treinamento. Co–autor do livro Consultoria Empresarial, editado pela Editora Saraiva em 2005, já em segunda edição, revista e ampliada (2010).