Newsletter subscribe



Artigos

Não comece errado a sua vida acadêmica, ela é a base da sua vida profissional.

Posted: 1 de março de 2013 às 5:57 pm   /   by   /   comments (0)

Karen Fukuyama *

Estamos praticamente no período de início das atividades acadêmicas com a volta às aulas. De um lado, alguns milhares de estudantes que acabaram de se tornar universitários estão ainda vivendo momentos de deslumbre, pois estão conhecendo novas pessoas, novos ambientes, tendo até que se adaptar e mudar seu comportamento, já que a nova vida exige uma postura “mais madura” diferente daquela que estavam acostumados no ensino médio. De outro lado, outros milhões de estudantes estão retomando a sua rotina de atividades.

Seria ideal que esse contingente que é composto por alguns milhões de estudantes que serão os futuros dirigentes de empresas no futuro visasse apenas a boa formação e capacitação para o mercado de trabalho já que é nas salas de aulas e nas demais atividades acadêmicas que eles devem entender o seu papel, se preparar e se orientar para suas futuras funções.

Mas, infelizmente, o que se observa é que nem sempre isso acontece. Do início ao fim da vida acadêmica a gente observa atitudes menos “adultas” por parte dos universitários.

Muitos estudantes já começam errando logo de cara, na entrada para o ensino superior. Erram por participarem e colaborarem para a realização dos trotes, os quais, na opinião de muitos, são estúpidos e desnecessários.

Hoje, por exemplo, lendo um jornal me deparei com uma nota sobre alguns “bixos” de uma renomada universidade pública, que foram presos por furtar vasos de cemitério da cidade. Os estudantes tentaram justificar seu ato, segundo eles a ação fazia parte do trote que estava sendo dado pelos veteranos e se eles não cumprissem a à ordem seriam punidos.

Não é de se espantar que um estudante ainda se sujeite a participar de uma atividade como essa que pode prejudicar seus estudos e ainda acabar com sua carreira profissional e pessoal?

Também, não é estranho que estudantes iniciantes e veteranos promovam trotes violentos, que, em geral, acabam colocando a suas vidas em risco até de morte? E quantos casos assim a gente conhece em todo o país, não é verdade?

Mas, a má postura dos acadêmicos não para por aí, no início de carreira. Durante o curso há outras posturas inadequadas, plágio, cola, preguiça, falta de comprometimento com os estudos. E um outro fato lamentável, embora pareça tão normal para os estudantes, que é a famosa “matação de aula” na qual os estudantes deixam de comparecer às aulas para ficar conversando e/ou bebendo nos barzinhos que existem ao lado de toda universidade.

É certo que ninguém é santo, vez ou outra participar de uma atividade com amigos é saudável e até recomendável em certas ocasiões, porém passar a maior parte do tempo em uma mesa de bar com conversas e atividades que não levam a nada é um desperdício. Melhor que esse tempo fosse empregado em atividades relacionadas aos seus estudos e formação.

Hoje, por causa da minha própria experiência, posso recomendar esse cuidado para quem está iniciando ou está no meio do caminho da sua vida acadêmica. Afinal, é nessa fase da vida que a gente entende que está na hora de virar gente grande não é?

Então, agarre-se às coisas boas da vida acadêmica. Esforce-se para adquirir conhecimentos. Faça bons contatos. Invista bem seu tempo. Aprenda e tenha boas atitudes. Livre-se de tudo o que pode comprometer de alguma forma a sua carreira futura. Evite os maus caminhos e as más companhias. O seu futuro te agradecerá.

 

*Karen Fukuyama é Diretora da Yama Educacional e Jornalista responsável pelos portais DicasProfissionais e Sejabixo!.

A reprodução total ou parcial desse artigo está autorizada desde que mencionada a autoria e o portal DicasProfissionais: www.dicasprofissionais.com.br.