Newsletter subscribe



Artigos

Não confie em sua memória; anote tudo

Posted: 12 de setembro de 2017 às 6:00 am   /   by   /   comments (0)

Nelson Fukuyama*

Você já deve ter assistido ao ao filme “O Diabo veste Prada” e deve se lembrar da cena em que a “poderosa” Miranda entra no seu escritório e começa a despejar todos os seus pedidos na sua assistente Emily que, despreparada e desesperada, não conseguia sequer captar o que a Miranda estava falando e pedindo e, como, naturalmente, a Miranda não tinha a menor intenção de ficar repetindo, a coitada da assistente demorava para tomar as providências e atender a sua chefe.

Não é preciso dizer que isso também acontece muito no nosso dia-a-dia.

A mãe pede para o filho ou a filha: “quando voltar do seu trabalho passe no supermercado e compre dois litros de leite, 200 g de mortadela, 20 g de mussarela, e 10 pãezinhos. Anotou?: “Sim, guardei na memória e trarei”, diz o filho ou a filha.  Pergunte-me se ele(a) se lembrou?

Na sala de aula o professor(a) faz uma excelente exposição sobre determinado assunto, avisando que essa matéria poderá estar na prova e que todos devem ficar preparados. Quem anotou? Um ou outro aluno fez as anotações, o resto preferiu guardar na memória. No momento de preparação para a prova, será que todos se lembrarão de todos os detalhes que foram expostos?

E onde ficaram os detalhes discutidos naquela reunião que teve a participação do Diretor Geral o qual recomendou atenção a determinados pontos que serão fundamentais no desenvolvimento dos negócios para os próximos meses, e que ninguém anotou porque estavam certos de que se lembrariam mais tarde?

Ah! e aquela ideia fantástica que você teve quando estava indo para o trabalho e deixou de anotar? Ou aquela solução que você imaginou enquanto estava tomando banho? Não anotou?? Por que?

Portanto, como se pode ver desses exemplos, você não deve confiar apenas na sua memória pois temos muitas coisas a fazer e podemos não lembrar de coisas que realmente podem ser importantes.

Me lembro de uma pessoa que dizia que costumava deixar uma caneta e uma folha de papel sulfite ao lado da cama porque sempre tinha ideias muito boas durante a noite e assim podia fazer as anotações. Bom, atualmente as coisas andam mais fáceis e você tem a sua agenda eletrônica, então…

*Nelson Fukuyama é Co-Fundador, Gestor e Colunista do portal Dicas Profissionais, Diretor e Administrador da Yama Educacional e Colunista dos portais Carreira&Sucesso, da Catho e Administradores.com para os quais fala sobre comportamento no ambiente de trabalho, com base em sua trajetória profissional ascendente, de trainee de consultoria externa a diretor de empresas nacionais e multinacionais.